Editorial : Do impresso ao digital: a história do jornal Tribuna do Norte

O mundo está cada vez mais conectado e a forma como consumimos conteúdo mudou drasticamente nos últimos anos. A transição do impresso para o digital é uma realidade, já que sem conteúdo em formato digital, não se consegue atender as demandas do mercado.

Acredito que isso se aplique a todos os documentos que preservam a história e nos permite conhecer a evolução de uma cidade, região ou até mesmo do mundo.

Prestes a completar 141 anos em junho deste ano, o jornal Tribuna do Norte é um exemplo claro de toda essa transformação. Para isso, estamos desenvolvendo ações para que toda a história contida em suas milhares de páginas, possam ser acessadas pelo público com o cuidado de que estejam preservadas.

Cada vez mais poderemos realizar pesquisas mais facilmente, ampliando seu alcance e permitindo que mais pessoas tenham acesso à sua história.

Além de que é possível atualizar o conteúdo de forma mais rápida e eficiente. No ambiente digital, é possível fazer alterações atualizações em tempo real, sem a necessidade de reimprimir todo o material.

Todo o projeto de transformação é um desafio, unindo o trabalho de profissionais engajados em preservar a história do jornal, mas também envolvidos no sentido de levar esta mesma história à mais pessoas. Isso sem falar nas outras ações de apelo digital e tecnológico.

Vamos desenvolver novas ações durante todo este ano garantindo que a Tribuna do Norte complete muitos mais aniversários…