Editorial : Do que você sente saudade?

A saudade é um sentimento universal. Seja por alguém, por alguma coisa, lugar ou acontecimento, todo mundo, em algum momento, já manifestou essa sensação de falta que, em vez de amarga, tem um quê de doçura…

Tão presente e, ao mesmo tempo, tão paradoxal, não é à toa que a saudade frequente a poesia. Rigorosamente, podemos dizer que esse é um sentimento que expressa a dor de uma ausência que temos o prazer em sentir. E se essa é a definição mais precisa para o termo, convenhamos que, de fato, haverá sempre um quê de poético na expressão do que é saudoso.

Definitivamente, é algo bem frequente, o que é ótimo, porque estamos falando de algo que pode aumentar nossa capacidade de lidar com desafios e adversidades, e, portanto, favorece a resiliência.

Mas não podemos deixar que a saudade se transforme em melancolia. Nesse caso, você só olha para o passado, sem conseguir seguir. É como se você se desconectasse do presente.

Quando vivemos perdas significativas, por exemplo. Se a gente perde alguém, seja com o fim de um relacionamento ou em razão da morte de uma pessoa, ou se perde alguma coisa, como um emprego, podemos acabar nos prendendo ao passado, tendo dificuldade para sair desse lugar. Assim, é importante que a gente consiga passar por isso e seguir em frente.