História : E a Tribuna chega aos 141 anos…

Nascido Folha Liberal em 11 de junho de 1882, ainda no século XIX o jornal Tribuna do Norte se tornou órgão de imprensa defensor do abolicionismo e dos ideais republicanos

História de hoje relembra importantes passagens de um jornal que alcança 14 décadas + um ano de existência e é homenageado em suas próprias páginas como periódico que já testemunhou duas viradas de século e segue adiante “na vasta arena do jornalismo” e no coração dos pindamonhangabenses…

Para celebrar o parabéns a você a Tribuna, que acontece neste domingo (11), levaremos em conta uma nova mudança de endereço que se aproxima, e lembraremos alguma coisa de como fora mudanças para novas instalações ocorridas ao longo da sua caminhada centenária…

A Tribuna na rua dos Bentos, o diário

Em 1986, no governo municipal do prefeito João Bosco Nogueira, seis anos depois que a Tribuna havia deixado de ser órgão oficial e passava a ter como mantenedora a Fundação Dr. João Romeiro, o jornal, que já alcançava os seus 104 anos de divulgação da Princesa do Norte, experimentou uma significativa fase evolutiva. Foi quando trocou os baixos do histórico palacete para ocupar amplas e bem arejadas instalações na rua dos Bentos número 450.

Na edição de sábado, 12 de abril de 1986, a que se tornaria histórica por conta da nova periodicidade, a Tribuna saiu com a tarja “diário”, identificando a sua extraordinária evolução enquanto periódico interiorano. Em matéria com a manchete: “Tribuna, agora um jornal diário”, a edição trouxe duas fotos, uma mostrando a nova oficina, com as linotipos estrategicamente instaladas, e a outra estampando a fachada do jornal em seu novo endereço.

Da noite desse sábado durante a solenidade de inauguração, com a presença de autoridades e funcionários da Tribuna, lembramos o pronunciamento do prefeito João Bosco Nogueira lhe desejando sucesso: “Tenho certeza que a Tribuna do Norte haverá de crescer muito mais para acompanhar o desenvolvimento de Pindamonhangaba, que estava a reclamar, com urgência, de um jornal sério, feito por gente competente”.

E do presidente da Fundação, Dr. Francisco Piorino Filho: “Contando com cinco linotipos (sendo uma especialmente para composição dos títulos das matérias publicadas), três impressoras e uma grande equipe de profissionais (repórteres, linotipistas, impressores, paginadores e revisores, a Tribuna do Norte está em condições de oferecer ao leitor um trabalho jornalístico de primeria qualidade. E é como este objetivo que a Fundação Dr. João Romeiro resolveu transformar o jornal semanário para diário”.
Piorino Filho ainda adiantaria que a Tribuna também seria dotada de telex, o que lhe daria condições de noticiar, juntamente com os considerados “grandes jornais”, os acontecimentos do Brasil e do mundo.

O novo prédio e a nova condição periódica do jornal receberam as bençãos do cônego José Maria Guimarães Alves, sendo motivo de reportagem pela Rádio difusora de Pindamonhangaba, que transmitiu a inauguração.

A Tribuna nos porões do histórico palacete

Em 1972, o prefeito era o Dr. Caio Gomes Figueiredo e o jornal Tribuna recebeu bendito abrigo nos baixos do paço municipal, no Palacete 10 de Julho.

Aproximava-se a comemoração de seu 90º aniversário e o jornal se preparava para festejar a data adquirindo roupagem nova, material gráfico, impressora elétrica (a movida à tração humana seria doada ao Museu Dom Pedro I e Dona Leopoldina e haveria mudanças também no estilo jornalístico.

Deixava então a Tribuna de mudar de números na rua Bicudo Leme, indo se instalar na casa à qual pertencia como orgão oficial do município que era, nos porões do Palacete 10 de Julho, em sua sede própria no número 33 da Deputado Claro Cesar.

A Tribuna na Praça Barão do Rio Branco

Vinte quatro anos depois, na administração do prefeito João Salgado Ribeiro, a Tribuna, já com seus 128 anos de existência, e que desde o início do mês de junho já se encontrava instalada na Praça Barão do Rio Branco, 25 (Largo São José), teve, na manhã de sábado 3 de julho de 2010, a solenidade de inauguração de suas novas dependências.

No evento, presenças de autoridades do município, imprensa local, ex-presidentes da Fundação, familiares dos homenageados, autoridades religiosas, lideranças de bairros, e funcionários da Secretaria de Governo do prefeito em exercício, que também teriam como local de trabalho as dependências do prédio.

Houve apresentações da centenária Corporação Musical, foi feita homenagem à parente mais próxima do fundador da Tribuna, Dr. João Romeiro, senhora Lila Marcondes Braga e ao primeiro presidente da Fundação, o jornalista Luís Salgado Ribeiro.
Na ocasião, representado por seu filho Paulo Ramos Mello, foi homenageada a memória de Domingos Ramos Mello, cujo nome fora aprovado pela Câmara para denominar o prédio. Local onde também funcionariam o Departamento de Comunicação, Departamento de Governo e a Coordenadoria de Eventos da prefeitura.

Após a palavra do presidente da Fundação, era o Arthur Ferreira dos Santos, e do prefeito João Ribeiro, que ressaltou a importância de se investir na Comunicação como aliada para melhorar a qualidade de vida das pessoas, melhorando a comunicação da Prefeitura com a imprensa local e regional, funcionando como um verdadeiro núcleo, concentrando informações e planejando ações, foi realizada a benção das novas instalações, pelo cônego Francisco Euzébio (padre Chiquinho) e pastor Euclides Vaz Filho, da Assembleia de Deus Ministério Belém.

Em seguida, foram descerradas a fita inaugural e a placa de denominação do local, e todos foram convidados a conhecer as instalações do novo prédio onde passaria a funcionar o jornal Tribuna do Norte.

  • Arquivo TN.
  • Arquivo TN. Nos porões do Palacete 10 de Julho, a Tribuna foi aos poucos, ‘aposentando’ o sistema de composição manual (letra por letra), com a aquisição de sua primeira linotipo
  • Arquivo TN. Na rua dos Bentos a evolução definitiva para o sistema a quente, o romântico tempo do tilintar das linotipos...
  • Arquivo TN.
  • Arquivo TN. Na Praça Barão do Rio Branco a adesão de vez ao processo de informatização e aos seus recursos gráficos
  • Arquivo TN.