Nossa Terra Nossa Gente : É JULHO! PINDAMONHANGABA ANIVERSARIA!

É julho! Os ipês-rosa debulham as flores de sua última florada nas ruas de Pindamonhangaba.

É julho, e as manhãs estão enevoadas pela neblina da serra que, lentamente, desprende-se dos altos picos da Mantiqueira e vem enrodilhar-se aos pés da Princesa do Norte, quem sabe para esquentar-se ao sol ou para despistar-se do vento!

É julho! O rio Paraíba com suas águas tranquilas passa devagarinho no serpenteado das curvas do Bosque… Na verdade, o rio enamorado da Princesa do Norte, gostaria deofertar-lhe flores e frutas, surubins e lambaris, tesouros que só os rios têm…

É julho, eo rio segue o seu destino encantado com a beleza de sua amada, de suas ruas tricentenárias, de seus palacetes e seu casario antigo, de suas praças, de sua gente simples e de bom coração!

É julho! As crianças e os jovens estão de férias escolares! No céu, suas pipas coloridas bailam ao vento seus sonhos de infinito… Nas ruas, brincam de bicicletas, de patins, de skate, …

É julho, e as árvores também estão de férias. Para elas, o inverno é tempo de paragem e de contemplação à Natureza e aos seus filhos – animais e vegetais –, propagadores da vida e de sua perpetuação.

É julho! O sino da matriz repica às seis da manhã, ao meio-dia e às seis da tarde! É hora da novena de Nossa Senhora do Bom Sucesso, de agradecermos à Padroeira de Pindamonhangaba as graças recebidas e de renovarmos nossos pedidos em favor dos dias vindouros!

É julho, e os funcionários da limpeza pintam as guias e os meios-fios, as faixas das ruas, os parques e as praças… Tudo se embeleza para os festejos do 10 de julho!

É julho! Pindamonhangaba aniversaria! Na Praça Monsenhor Marcondes, as árvores saúdam a Princesa do Norte! O obelisco saúda a Princesa do Norte! A fonte luminosa saúda a Princesa do Norte! A cascata saúda a Princesa do Norte! Os passarinhos saúdam a Princesa do Norte!

É julho! O maestro e os músicos da Corporação Musical Euterpe repassam a partitura do Hino de Pindamonhangaba e das músicas selecionadas para a grande festa! Afinal, Pindamonhangaba celebra mais de três séculos de lutas, de glória!
Salve, ó terra querida
Paraíso terreal
Onde tudo tem mais vida
Salve, ó terra natal!…

No panteão de seus 317 anos de história, estão grafados os nomes de seus filhos (os legítimos eos que ela abraça como seus): seus primeiros habitantes, os índios tapuias, e os que, livres ou escravos, aqui derramaram o suor de seu “braço aventuroso”; nomes que jamais serão esquecidos, como os de Antonio Bicudo Leme, Antônio Salgado Silva, Athayde Marcondes, Balthazar de Godoy Moreira, Capitão Inácio de Siqueira Salgado, Emílio Ribas, Francisco Antonio Pereira de Carvalho, Hilda César Marcondes da Silva, João Batista de Oliveira, João de Faria Fialho, João Gomes de Araújo, João Marcondes de Moura Romeiro, João Martins de Almeida, João Pedro Cardoso, Padre João José de Azevedo, Manuel Marcondes de Oliveira Melo, Pedro Leão Veloso Neto, Rômulo Campos D’Arace, Waldomiro Benedito Leite de Abreu, dentre muitos outros homens e mulheres que aqui nasceram ou aqui chegaram e, nesta cidade acolhedora e bela, entoaram o seu hino de amor, exaltaram a nossa terra, a nossa gente!

  • Arquivo pessoal
  • Portal R3