E o carnaval se oficializa no Brasil
Desde que foi introduzido no Brasil, o carnaval tornou-se a grande válvula de escape onde as frustrações e miséria do ano inteiro eram esquecidas.
Antes de 1930, o estado não intervinha na organização dos três dias de festa. O carnaval das classes baixas era severamente controlado e até 1933 a polícia não concedia licença para que as escolas de samba realizassem seus desfiles. Em 1928 o prefeito do Rio de Janeiro Antônio Prado Junior destinou um crédito de quarenta contos de réis para ajudar os clubes carnavalescos na preparação de seus enfeites alegóricos. Os recursos para o carnaval nessa época eram obtidos mediante doações do comércio. No Rio de Janeiro por volta de 1930 existia um ¨Livro de Ouro ¨, onde os comerciantes se inscreviam como financiadores da folia. O governo de Getúlio Vargas modificou essa situação, generalizando o intervencionismo estatal e promovendo a tal ¨alegria dirigida¨. Foram criados
Departamentos de Turismo nos Estados, que passaram a ter um papel cada vez mais absorvente na organização do carnaval. No Rio de Janeiro foi em 1933 que surgiu definitivamente o Carnaval oficializado. A Prefeitura, pela sua Comissão de Turismo, traçava os programas dos festejos, que iam desde as batalhas de confete nas ruas, aos banhos de mar à fantasia, desfiles de blocos e bailes. No final dos anos 20 começaram a surgir escolas de samba nos morros cariocas. Os bigodes e o nariz postiço surgiram no Brasil em 1901, já a máscara de celulóide transparente, os confetes e as serpentinas surgiram no país em 1892. Mas o personagem mais constante nas ruas e salões era o lança-perfume.
A marca mais famosa delas era a RODO fabricada na Suíça e comercializada no Brasil desde 1906 em tubos de vidro.
Em 1927, apareceu o Rodo metálico, e nesse mesmo ano o Brasil chegou a consumir quarenta toneladas do terrível entorpecente, até que em 1961 no governo de Jânio Quadros foi proibido. A década de 30 foi a época de ouro da música de carnaval. Foi durante esse período que o samba e a marcha-rancho alcançaram sua forma plenamente amadurecida. Compositores como Lamartine Babo, Noel Rosa, Ari Barroso criaram músicas eternas como: Tai, eu fiz tudo pra você gostar de mim, Teu cabelo não nega Mulata e outras. A vencedora do primeiro concurso de escolas de samba foi a Mangueira em 1932, em 1935 nasceria a Portela.
O mais importante mesmo é que essa festa seja comemorada com responsabilidade e respeito, só assim podemos sair tranquilos com nossas famílias para “curtir “o carnaval.
Por isso não exagere, e seja feliz no Carnaval 2023!