É possível se alimentar de maneira saudável também no inverno

Já sabemos que o inverno chegou. E, junto à estação mais fria do ano, uma fartura de alimentos desta época nos convida a incrementar pratos e a elaborar novas opções alimentares.
Neste período, que vai até meados de setembro, há uma diversidade de frutas e legumes – fontes de nutrientes imprescindíveis ao bom funcionamento do nosso organismo.
É comum nesta época de temperaturas baixas a maioria das pessoas optar por sopas e desejar sempre alimentos mais quentinhos; mas não é por isso que precisam ser gordurosos ou calóricos. E também não é por isso que as frutas devem ficar de fora da rotina.
Segundo especialistas da área alimentar, o corpo humano funciona em constante sincronicidade com a natureza e com suas respectivas estações. “Garantir o bom funcionamento orgânico depende diretamente dessa cumplicidade com a Terra; por isso, é importante que conheçamos as épocas naturais de colheita de cada alimento. Cada um deles representa maior plenitude nas suas propriedades nutricionais, como a função de provocar a sustentação da vitalidade dos órgãos e vísceras do organismo” explica a nutricionista Caroline Codonho.
De acordo com ela, “os alimentos da estação são mais nutritivos sempre, e segundo a medicina antroposófica, de acordo com a época do ano são os alimentos mais importantes para a nossa saúde. Os alimentos que estão na safra também são importantes pelas questões de sabor e, claro, preço, por estarem naturalmente em seus períodos de colheita”, reforça.
A nutricionista afirma que estudos apontam que durante o inverno, por causa da temperatura baixa, alguns sistemas do nosso corpo ficam mais fragilizados, como, por exemplo, os rins, a bexiga, além dos ossos e dos dentes. Durante o período, os rins estão menos ativos, em relação ao seu tempo de parada e renovação e, para fortalecê-los, o consumo dos alimentos típicos da região fará um trabalho mais adaptado ao organismo.

Capriche nas frutas, verduras e legumes!
Entre as frutas, há várias opções ricas em vitamina C no inverno, como laranja lima, laranja pêra, mexerica e morango. Carambola, kiwi e mamão formosa também são típicas da estação.
Em relação aos legumes, os destaques vão para: abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha comum, ervilha torta, inhame, mandioca, mandioquinha e pimentão vermelho. Já no grupo das verduras, temos alho-poró, brócolis, couve, couve-flor, espinafre e palmito. Esta também é a época de agrião, chicória, mostarda e rúcula.