Educação e Turismo realizam projeto em conjunto sobre patrimônio histórico de Pinda

Os alunos dos 5º anos da Escola Municipal Isabel do Carmo Nogueira participaram de um City Tour por Pindamonhangaba como vivência de estudos feitos em sala de aula, acompanhados das professoras Aline, Bel, Fátima, Renata, Ana Maura e em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo – Departamento de Turismo, guiado pelo diretor de Turismo e guia Embratur Fábio Vieira.
Como forma complementar os estudos das aulas de História sobre Patrimônios Históricos, os alunos puderam prestigiar e conhecer pontos turísticos da cidade, assim como prédios antigos que contam muitas histórias. O passeio guiado chamou atenção dos alunos, que ao conhecerem diversas curiosidades sobre os prédios antigos, ainda puderam visitar lugares que enriqueceram o conhecimento que adquiriram em sala de aula com a professora da turma, Aline Corrêa.

Como todo passeio é uma “festa”, os alunos se divertiram, mas ao mesmo tempo, aprenderam muito também. Nas aulas, estudaram sobre patrimônios materiais e imateriais, e neste dia, puderam participar de momentos de apreciação de objetos, lugares, obras e momentos de escuta de informações e curiosidades, como no Museu Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.

Para finalização de tudo o que aprenderam e conheceram, os alunos ainda produziram um folheto turístico da cidade, sendo uma atividade de estudo do gênero textual na aula de Língua Portuguesa, contando com pesquisas e desenhos para a produção.
A aluna Julia Christine Takezawa Campos relatou que “esse passeio me mostrou coisas novas e histórias que eu nunca ouvi. Nós paramos no museu e eu vi objetos muito antigos, tipo correntes de escravos, itens de dentista e máquinas de escrever. O passeio foi muito legal, eu dou nota 1000, eu me diverti muito.

“Tivemos a oportunidade de visitar o deck e o Portal da Cidade. Fomos também ao Palacete 10 de julho e ao Museu. Muitos alunos não conheciam a própria cidade. Foi um momento muito especial de construção de memória pessoal e coletiva. Precisamos conhecer e valorizar nossos patrimônios. E Pinda é mesmo uma cidade linda”, comentou a Professora Bel.

Além de visitar pontos turísticos, os alunos também tiveram a oportunidade de entrar em contato com histórias e personagens da cidade, através das informações transmitidas durante o passeio. “O City Tour me mostrou lugares muito bonitos que ainda não conhecia”, concluiu o aluno Marcelo Henrique, de 10 anos.

  • Divulgação. Visita ao Bosque da Princesa foi muito interessante