Editorial : “Eficiência Solidária”

Mais de 3.500 lâmpadas comuns por LED. Este é o resultado parcial de Pindamonhangaba no projeto “Eficiência Solidária” – da EDP – distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba.

A iniciativa tem por objetivo incentivar a utilização correta e segura da energia elétrica, beneficiando os moradores da área de concessão. De acordo com a empresa, “o projeto proporciona uma economia real para os usuários com a substituição das lâmpadas, já que a iluminação pode representar aproximadamente 15% da conta de energia, dependendo do hábito de consumo da família”.

Além disso, o projeto cumpre um papel social importante que é reforçar a conscientização sobre o uso racional e seguro da energia elétrica e dos recursos naturais: todas as lâmpadas são destinadas ao descarte ecologicamente correto.

Até o dia 30 de outubro, o projeto pretende realizar a substituição de 15 mil lâmpadas (incandescentes, alógenas ou fluorescentes compactas) por lâmpadas LED.

A iniciativa vem ao encontro de outras ações municipais que têm trocado lâmpadas em diversos espaços públicos de Pindamonhangaba.

A LED tem uma vida útil superior às outras: uma LED de potência 8W, por exemplo, chega a durar até 25 mil horas; o que equivale a uma média de 10 anos de vida útil.

Além de Pinda, o “Eficiência Solidária” já passou pelas cidades de Santa Branca e Guararema e irá para os municípios de Lorena e São José dos Campos.