Editorial : Ela está chegando…

Os ipês floridos e tantas outras plantas forradas de flores dão notícia de que a primavera está chegando…

Oficialmente, segundo a astronomia, o equinócio – quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada) –, será na tarde deste dia 22 de setembro em todo o Hemisfério.

A estação mais colorida do ano se estende até o dia 21 de dezembro de 2021 – quanto tem início o verão. Antes, porém, nesta terça-feira (21) é comemorado o “Dia da Árvore”. A data é mais uma oportunidade para reflexões a respeito do desmatamento, além de ser um momento para reforçar a importância da conservação dos nossos recursos naturais.

Ciente da importância da preservação dos recursos naturais, a Prefeitura de Pindamonhangaba celebra o “Dia da árvore” e o início da Primavera com um cronograma de ações que visam a deixar a cidade mais arborizada e com melhor paisagismo.

Coordenado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente, o trabalho pretende superar a marca de plantio de 1.000 mudas de árvores até o fim deste ano: atualmente, 800 árvores foram plantadas em diversas regiões do município.

A proposta primordial desta iniciativa é proporcionar melhor disponibilidade de abrigo e alimento à fauna; estabilidade microclimática; conservação e preservação da diversidade da flora nativa; redução da poluição sonora; proteção dos corpos d’água; melhorar a qualidade do ar, além do embelezamento da cidade com suas formas, cores, flores e frutos e melhor bem-estar.

O município tem mais um motivo para comemorar esta data: Pindamonhangaba foi incluída no grupo de municípios paulistas classificados com a cor verde, por manterem entre 20% e 50% de vegetação nativa em seu território. Segundo o Índice Florestal de 2020 (da secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente Estadual) Pinda aumentou em mais de 4 mil hectares sua cobertura vegetal nativa, ampliando em 22%. Parabéns a todos os envolvidos em uma causa tão nobre quanto esta: o cuidado com os recursos naturais!