Editorial : Em busca de resultados positivos
Aquelas notícias que gostamos de divulgar: “Pindamonhangaba registrou uma das menores taxas de mortalidade infantil neonatal do Estado”.
As informações são do Sinasc (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos) da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo – que aponta ainda Pindamonhangaba na melhor posição entre os municípios do Vale do Paraíba.
Os dados referem-se ao ano de 2019 e foram divulgados recentemente pelo Sinasc, que avalia o registro de mortalidade a cada 1.000 nascimentos, tanto da rede pública quanto privada.
A média estadual apurada por este sistema é de 12,79; e Pindamonhangaba ocupa a 126ª colocação entre os 431 municípios que têm esse levantamento; além de ter ficado em 47º lugar entre os 645 municípios do Estado, com o maior número de partos realizados (totalizando 2.286 nascimentos), sem registro de mortalidade maternal.
É claro que o ideal seria não haver nenhuma morte, nem neonatal e em nenhuma outra fase da vida; contudo, sabemos que isso é impossível; logo, ter políticas e iniciativas que busquem a redução desses índices, outrora tão negativos, é fundamental.
Sabemos também que números são apenas números se vistos de forma fria e indiferente; mas, a partir do momento que passamos a enxergar vidas e famílias por trás dos números, entendemos que só projetos não bastam; é preciso ações concretas para resultados mais sólidos.
Que esta seja uma realidade cada vez mais atingida pelos municípios: paulistas, brasileiros e por todo o mundo!