Editorial : Em dia com o ‘Leão’ e com questões sociais
A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio de 2022 o prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas.
A publicação da Instrução Normativa no Diário Oficial da União ocorreu na última terça-feira, dia 5 de abril.
Segundo a própria Receita Federal, a prorrogação visa a minimizar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 – e que poderiam dificultar o preenchimento correto e o envio das declarações.
Isso porque algumas empresas e organizações ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.
Todos os anos dezenas de dúvidas surgem: quem deve declarar? O que deve ser declarado? Quem está isento? Quando a restituição começa a ser paga? Mas uma dúvida que não ocorria em anos anteriores a 2020, mas que está presente, pelo menos nas duas últimas declarações é: “Testes de Covid-19 podem ser abatidos do Imposto de Renda?”
Para isso, especialistas criam palestras; workshops, oficinas e vários outros formatos de eventos, presenciais ou online, para esclarecer dúvidas dos contribuintes.
Agora, independentemente do prazo de declaração, o contribuinte pode planejar a destinação de parte de sua contribuição a projetos sociais.
Em todos os cantos do Brasil, é possível encontrar iniciativas sociais que estão fazendo a diferença em sua comunidade. Pense nisso!