Em São Paulo, trem especial levará torcedores ao Itaquerão
Os torcedores que forem assistir hoje (3), no Itaquerão, a duas partidas de futebol feminino, no primeiro dia de competições dos Jogos Olímpicos Rio 2016, terão um esquema especial de transportes, parecido com o que funcionou na Copa do Mundo, em 2014. Às 15h desta quarta-feira jogam no Itaquerão Canadá e Austrália e, às 18h, Zimbábue e Alemanha.
De 3 a 19 de agosto, serão disputadas 10 partidas – seis de futebol feminino, entre as quais a da disputa da medalha de bronze, e quatro de futebol masculino.
Para chegar ao estádio, que fica na zona leste de São Paulo, os torcedores poderão usar o Via Expresso ou o Expresso Olimpíadas, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O Expresso é um trem especial, que começará a funcionar três horas antes do horário da partida e fará o percurso entre a Estação da Luz, no centro, e a Estação Itaquera, a mais próxima do estádio, em cerca de 19 minutos, com menos paradas. O trem vai funcionar apenas para o percurso da ida ao jogo. A saída do Expresso ocorrerá na Plataforma 4 da Estação da Luz.
O objetivo do esquema especial é que os torcedores deem preferência ao transporte público para chegar ao estádio, principalmente porque haverá interdição de uma área ao redor do estádio, assim como ocorreu durante a Copa, embora a parte interditada desta vez seja menor. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), não haverá bolsão de estacionamento no estádio e será proibido parar também no entorno da arena. Na área de restrição, somente poderão circular veículos previamente cadastrados pelo Comitê Municipal dos Jogos Olímpicos.
Segundo a CET, o perímetro da área de restrição veicular é formado pelas vias Doutor Luís Aires (Radial Leste, pista local, sentido bairro), a partir do Complexo Viário ArietaCalfatKhoury Farah; além do próprio Complexo Viário ArietaCalfatKhoury Farah, da Avenida Miguel Inácio Cury e da Avenida Engenheiro Professor Adervan Machado.