Editorial : Em tempos de ‘Copa do Mundo’
O segundo jogo da Seleção Brasileira na “Copa do Mundo 2022” foi tenso; mas trouxe vitória à ‘seleção canarinha’!
Com um jogo bem truncado – como os entendedores de futebol gostam de falar – o Brasil passou sufoco, principalmente no primeiro tempo. Contudo, mesmo sem Neymar, um dos principais nomes do futebol brasileiro, a seleção de Adenor Leonardo Bachi, o Tite –, atual técnico –, levou a vitória por 1 a 0. Tendo um gol anulado por impedimento (gol feito por Vini Júnior); e o gol da vitória do Brasil sobre a Suíça, marcado pelo jogador Casemiro.
Para torcedores apaixonados – como a maioria – pouco importa quem fez o gol; o mais importante é vencer. Também não importa o placar. Em uma Copa do Mundo, ‘vencer por um gol é o mesmo que golear’ para os torcedores fanáticos. A torcida vibra e vai à loucura!
Com a vitória de hoje, 28 de novembro, o Brasil já está classificado para as oitavas de finais do Mundial. Mas, é sempre bom reforçar que em tempos de ‘Copa do Mundo’, onde a alegria dos torcedores fala mais alto, deixando todas as rivalidades e desavenças para trás, no Catar, o Mundial tem sido marcado, sobretudo, por protestos em torno de causas sociais como o apoio à comunidade LGBT+.
A luta também segue em favor das mulheres, principalmente, àquelas que sofrem punições por não ‘usarem corretamente o hijab’; caso das iranianas.
Ações racistas também foram lembradas por muitos jogadores, incluindo um protesto coletivo pela Seleção da Inglaterra – que cantou ‘God Save The King’: ‘Deus Salve o Rei’ –; em tradução livre -; se ajoelhando em protesto contra o racismo.
Que as pessoas, jogadores, torcedores e, principalmente, quem tem o poder e condições de realizar mudanças, pensem que nem tudo se resume a questões políticas ou ideológicas; mas sim, humanitárias.
Que o Brasil siga vencendo! Que traga o Hexa! E que a gente siga evoluindo como seres humanos!