História : “Emparedada viva”

Com o título acima, o primeiro dos curiosos artigos vem da Tribuna de 5 de julho de 1903. Relata um ato criminoso que teria ocorrido numa cidade então denominada Bakon, localizada no Caucásso (região da Europa oriental e da Ásia ocidental, entre o mar Negro e o mar Cáspio).

O intrigante caso, assim é contado também nas páginas da Tribuna:

“Um acontecimento incrível e misterioso acaba de ter por teatro a cidade de Bakon, no Caucasso. Há dias, um operário trabalhava num calçamento do centro da cidade, quando viu, subitamente, parar ao seu lado um carro cujas rodas estavam guarnecidas de borracha. A portinhola abriu-se e um indivíduo mascarado atirou-lhe um saco pela cabeça enquanto os seus cúmplices se apossavam, à viva força, da sua pessoa, carregando-o para o veículo, que partiu, imediatamente numa carreira vertiginosa.

“Meia hora depois paravam num pátio muito vasto. Tiraram-lhe a saca da cabeça e fizeram-no seguir por um secreto corredor, ao fim do qual havia um quarto. Aí o pedreiro foi colocado diante de uma abertura praticada na parede eonde se achava uma mulher, jovem e belíssima, trêmula de terror, e que implorava com os olhos marejados de lágrimas.

“Os homens de máscara designaram-lhe um monte de pedras e de cimento e os utensílios de pedreiro ao seu lado, ordenando-lhe que fechasse sem perdade tempo aquela abertura, ameaçando a fazer-lhe saltar os miolos com os revólveres de que estavam armados, caso não quisesse obedecerprontamente.

“Acrescentaram que a mulher que ali estava era muçulmana e tinha sido infiel ao esposo. O operário não teve remédio senão obedecer. Quando terminou a tarefa, colocaram-lhe de novo o saco pela cabeça e levaram-no para o lugar de onde o tinham raptado, deixandolhenas mãos algumas moedas de prata.

Logo que o pedreiro pode desvencilhar-se do saco, olhou em redor, mas o carro já havia desaparecido. Dirigiu-se então ao posto de polícia mais próximo e contou ao comissário o que acabava de suceder-lhe.”

Encerrando, o jornal revela que fora aberto logo um inquérito para as devidas investigações, porém até aquele momento (julho de 1903) sem um resultado satisfatório… e o caso misterioso enchia a cidade de pavor…