Então é Natal

Não há registros do nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro, e por inúmeros indícios, certamente não foi nesta época que Ele nasceu, mas isso não é problema, nem para os cristãos nem para os pagãos.
A título de informação, vale lembrar que os romanos escolheram o dia 25 de dezembro para comemorar o nascimento de Jesus Cristo, com o objetivo de transformar uma festa pagã numa festa cristã, isso no ano 354.
Até então a festa pagã chamada de Natalis Solis Invicti (“nascimento do sol invencível”), em homenagem ao deus persa Mitra – o deus sol do Império Romano, acontecia durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano, que por não tem data fixa, acontecia entre os dias 22 e 25 de dezembro.
Uma vez entendida a questão, vamos a data mais comemorada do ano.
Embora muitas pessoas se esqueçam, no dia 25 de dezembro, os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo, uma festa, que para muitas famílias, não se parece em nada com uma festa tradicional de aniversário, isso porque em muitos lares o aniversariante nem é lembrado. Mas este também não é o foco desta reflexão.
Sabemos que o Natal, nos moldes que conhecemos desde o ano 354, ainda permanece como uma verdadeira festa cristã, no entanto, vários fatores ajudaram a desvirtuar o verdadeiro sentido do Natal. Logo de cara, nos lembramos do 13º salário, afinal quem é que não aproveita, pelo menos parte, do salário extra de dezembro, para comprar uma roupa ou calçado novo, um eletrodoméstico que precisa etc.
Mas, e hoje? O que você pensa sobre a festa de Natal? Para nós cristãos ela continua com o mesmo propósito, comemorar o nascimento de Jesus Cristo, o grande salvador, o libertador, o mestre, amigo, nosso irmão.
Aquele que veio nos ensinar a ser melhores. A responder a violência, sem violência, a amar os inimigos, a fazer justiça com sabedoria, a tratar o próximo como você gostaria de ser tratado.
É por isso que as igrejas cristãs utilizam estes dias que antecedem o Natal para levar seus fiéis a uma reflexão mais profunda sobre a vida. A Igreja católica chama esse tempo de Advento – ao que há de vir.
Como você está vivendo este tempo? Junto com as promessas e desafios para o novo ano, você incluiu a busca de mais espiritualidade? Ou por enquanto você só está pensando na sua parte externa, com uma dieta, mais exercícios e mais beleza física?
Cristão ou não, aproveite os preparativos e a festa de Natal, para meditar um pouco sobre você. Sobre como você tem vivido e sobre todas as coisas (e pensamentos) que você pode fazer para viver e ser melhor.
O mundo está carente de pessoas que ajudem a promover a paz, o amor, a harmonia, o entendimento, amizade, o fim das carências humanas. Você pode contribuir para essa corrente do bem?
Um feliz e santo Natal a todos!
Que em 2022 possamos ser melhores para nós mesmos, e também para o próximo.