Editorial : Envelhecimento saudável
Na próxima sexta-feira, 1º de outubro, é o “Dia Internacional do Idoso” – instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1991.
A data serve para homenagear as pessoas idosas, mas também para conscientizar a sociedade sobre as necessidades desse público.
Esta é uma oportunidade para exaltarmos as contribuições dessa população para a sociedade e de refletir sobre os desafios do envelhecimento e a necessidade de promover políticas públicas que favoreçam a autonomia do idoso, contribuindo para um envelhecimento saudável.
De acordo com o IBGE 2021, o aumento da população com 60 anos ou mais corresponde a mais de 37 milhões de brasileiros. E, com a conquista da longevidade, a demanda por atenção e cuidados a essa faixa etária também precisa aumentar.
Além do cuidado diário, da promoção de políticas públicas inclusivas, é necessário estarmos sempre atentos aos elevados índices de exclusão e de violência doméstica à população idosa.
Outra questão, também importante que devemos nos atentar, é o preconceito contra os idosos: piadas de mau gosto; termos pejorativos e até xingamentos disfarçados de “carinho”.
É preciso estarmos muito atentos aos idosos de nossa convivência; sempre lembrando que na melhor das hipóteses, um dia, a idade chegará para todos.