Escola Municipal Manoel César Ribeiro realiza projeto de responsabilidade social e cidadania

A Escola Municipal Manoel César Ribeiro, localizada no bairro do Crispim, em Pindamonhangaba, abraça o projeto de responsabilidade social e cidadania dando ênfase neste ano ao tema socioambiental.

O projeto “5 R’s: Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recusar e Repensar” tem como objetivo a arrecadação de tampinhas plásticas, as quais serão revertidas para a compra de ração, medicação, consultas e afins para animais abandonados na rua, tendo como parceira a Associação Jaya, localizada em nossa cidade, tendo como responsável a professora aposentada Maria Aparecida de Oliveira, a qual trabalha em prol da causa animal há mais de 15 anos.

No mesmo propósito, dando continuidade ao presente projeto, a escola realiza recolhimento de óleo usado e gordura vegetal por meio de bombonas em parceria com a empresa Recicle Óleo, a qual prima pela realização do descarte correto do óleo, mas também pela compra dos insumos arrecadados, beneficiando na mesma medida a natureza com o descarte correto e à própria comunidade escolar para a qual os recursos serão revertidos.

Segundo a mãe do aluno Gael, do pré 1 D, do Conselho de pais da escola, Maria Helena Almeida Dias, “O projeto tampinhas deixa meu filho Gael muito feliz por poder ajudar os animais abandonados. Nós também estimulamos nossos amigos e terceiros a juntar tampinhas para ajudar a escola nesse propósito”.

A diretora da escola, Estela Fortes, acredita que o projeto além de incentivar as boas práticas ecológicas, fortalece o vínculo com os familiares, aproximando todos da consciência ambiental e do exercício de cidadania. O empenho dos professores e estudantes é tão grande que acaba contagiando toda a comunidade.

  • Divulgação Escola do Crispim mobilizou alunos na coleta de tampinhas plásticas; renda auferida com o material será revertida em favor de animais abandonados
  • Divulgação Escola do Crispim mobilizou alunos na coleta de tampinhas plásticas; renda auferida com o material será revertida em favor de animais abandonados