Escolas estaduais se mobilizam no “Dia D” do Setembro Amarelo

Na terça-feira (10) as escolas da Rede Estadual de São Paulo se mobilizaram no “Dia D” de ações para valorizar a vida e prevenir o suicídio. A orientação da Secretaria Estadual da Educação é que os educadores desenvolvessem entre os alunos atividades de acolhimento, sensibilização, autoconhecimento e de percepção e respeito ao outro. A ideia é que diretores, coordenadores e professores também estimulem o diálogo e a continuidade de ações sobre a valorização da vida.
As atividades marcam o mês que ficou conhecido como Setembro Amarelo, e tem a proposta de dar mais visibilidade ao suicídio, tratá-lo com menos tabu, e ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
A data foi criada em 2015, pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatri).
A Seduc, por meio do SPEC (Sistema de Proteção Escolar e Comunitária), em parceria com a EFAPE (Escola de Formação dos Professionais da Educação do Estado de São Paulo), vai realizar uma série de ações durante todo o mês.
Neste “Dia D” a programação incluiu um momento de acolhimento dos estudantes e a realização de atividades específicas elaboradas ou selecionadas pela equipe de educadores da escola.
As atividades visam promover a reflexão sobre as vulnerabilidades, com foco na valorização da vida e prevenção ao suicídio, visando a promoção de um ambiente escolar positivo, solidário, integrado e acolhedor, com respeito às diferenças e diversidades.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas, o que reforça a importância da prevenção e do papel essencial da Educação nesse contexto.