Escolas municipais recebem apresentações da ópera de Mozart “Bastião e Bastiana”
Colaborou com o
texto: Dayane Gomes
As escolas municipais Prof. Lauro Vicente de Azevedo e Prof. Moacyr de Almeida serão pontos de exibição do projeto “Ópera na Escola” em Pindamonhangaba, neste sábado (25). Com o objetivo de disseminar a música clássica entre a população, a sétima edição da iniciativa trabalha com o musical “Bastião e Bastiana”.
Com entrada gratuita, o “Ópera na Escola” visitará a E.M. Prof. Lauro Vicente de Azevedo, às 10 horas. A unidade de ensino está localizada na rua Antonio Carlos Correa de Macedo, 524 – Loteamento Cícero Prado. E, às 14 horas, estará na EM Prof. Moacyr de Almeida, situada na rua Engenheiro José Nicola Mutarelli, 192 – Bela Vista.
O projeto acontece em escolas públicas abertas aos fins de semana para eventos culturais, sendo opção de lazer das comunidades próximas. As apresentações acompanham o fornecimento de material pedagógico às instituições educacionais e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra exibida. Em 2018, a iniciativa traz a ópera “Bastião e Bastiana”, uma adaptação da famosa obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. O espetáculo conta a história da pastora Bastiana, que chora a perda de Bastião, jovem que nega seu amor em nome de uma rica dama do castelo.
No elenco, a cantora Raíssa Amaral assume o papel de Bastiana, o cantor Ramon Mundin, o de Bastião, e o cantor Márcio Marangon, o do personagem Colas. A direção geral é assinada por Livia Sabag e Florent Reard, e a direção musical, por Fábio Bezuti. O projeto “Ópera na Escola” consiste em uma realização da Tulipa Produções Artísticas com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, e da Viação Cometa, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.