Editorial : Esporte faz bem!
Nesta edição, informamos que a Semelp abrirá inscrições para suas escolas de esportes para crianças e adolescentes. São dezenas de modalidades de esportes individuais ou em grupo.
Praticar exercícios físicos na infância e na adolescência é muito benéfico para a saúde do corpo e da mente. É nessa fase que crianças e adolescentes guardam estes conceitos na memória muscular e cerebral.
Segundo os especialistas, crianças mais ativas apresentam um melhor desenvolvimento em aspectos ligados à fase de crescimento: melhora da capacidade intelectual; maior comprometimento; maior motivação; melhora da sensação de bem-estar; melhor facilidade de inclusão social; e melhora da autoestima.
O esporte desenvolve muitas habilidades, especialmente quando a criança e o adolescente são estimulados a conviverem em grupo. Raciocinar, exercitar a memória e a linguagem, compreender situações e estratégias, ajudam no amadurecimento social e emocional da criança, bem como na aprendizagem em sala de aula.
Reconhecer limitações e potencialidades, saber perder, compreender as diferenças dos membros do grupo e conseguir trabalhar em conjunto com harmonia e equilíbrio são características muito importantes para o desenvolvimento da inteligência emocional e podem ser exercitadas também durante a prática de esportes.
No esporte é preciso se esforçar, se dedicar ao máximo, esperar o melhor, mas também se preparar para o pior. É um campo rico de aprendizados e oportunidades para a educação!