Está chegando o natal

No final do ano, o comércio começa a se preparar para uma das datas mais importantes para o setor. Tão logo passa o Dia das Crianças, enfeites de Natal começam a aparecer aos poucos nas vitrines e vão aumentando com a chegada de dezembro.

Na maioria dos lugares, essas decorações natalinas acabam acontecendo antes no comércio do que nas residências.

Nas casas, as decorações costumam aparecer somente em dezembro, e quanto mais próximo o Dia de Natal está, mais decorações aparecem.

É nesse meio que as pessoas começam a ficar empolgadas e iniciam uma corrida em busca de presentes e itens para a ceia de Natal. Comércio faz hora-extra e supermercados lotam. Ao mesmo tempo, também surgem diversas críticas ao consumismo e sua visão material do Natal.

Cada um vivencia o Natal de muitas formas e o interpreta de diferentes modos, cheios de emoção e simbolismo.

O Natal é muito mais que uma mesa cheia de comida e de pessoas. O Natal é o momento para refletir sobre nossa vida e também das outras pessoas.

Essa data é tão mágica que ela nos permite prestar mais atenção nas pessoas que estão ao nosso redor. Ela nos permite olhar para aquele amigo que há tempos não víamos, ela nos permite olhar para moradores de rua que encontramos todos os dias, mas como estamos sempre acelerados não pensamos no seu bem-estar, não nos colocamos no seu lugar. O Natal é tão mágico que ele nos permite amar, ele nos permite ver o nosso “inimigo” como ser que erra e que falha, nos permite ver as pessoas que nos fizeram mal com carinho. Basta querer e acreditar na magia do Natal.

Desejamos um lindo e abençoado Natal, com muita saúde e prosperidade!

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56.011/sp
Presidente da AJOP