Estado entrega novo Hemonúcleo e amplia em 60% a oferta de sangue na região Nova unidade de Taubaté atende 25 agências transfusionais da região do Vale do Paraíba, inclusive Pindamonhagaba
O governador Geraldo Alckmin entregou na última sexta-feira (18), o novo prédio do Hemonúcleo de Taubaté. O investimento foi de R$ 1 milhão para reestruturação do serviço, que tem capacidade para coletar 60% mais bolsas de sangue para abastecer o Vale do Paraíba. “O Hemonúcleo recebeu ótimas instalações e equipamentos para realizar aqui o processamento, o estoque e a distribuição de sangue para toda a região, que ganha um serviço de excelência”, afirmou o governador.
A partir de agora, 1.600 coletas de sangue poderão ser disponibilizadas mensalmente para 25 unidades da região do Vale do Paraíba, que abrangem 11 Agências Transfusionais tipo I (instaladas em hospitais) e 14 Agências Transfusionais tipo II (atendimento à distância).
As mudanças incluem adaptações na estrutura física. O prédio possui dois andares, 39 salas e é dividido em recepção, áreas de atendimento a pacientes, doadores, laboratório e setor administrativo. Foram realizadas adequações elétricas e hidráulicas, incluindo a aquisição de gerador, além da compra de mobiliários e equipamentos específicos de atividade hemoterápica e informática. O imóvel também possui uma área de estacionamento própria para os pacientes e para funcionários do serviço.
Atualmente, cerca de 30 profissionais trabalham no local para garantir o atendimento regional, e foram treinados pelo Hemocentro de Ribeirão Preto. O núcleo também contará com um laboratório de imuno-hematologia especializada com condições de fornecer suporte técnico para resolução dos casos transfusionais dos complexos de Taubaté e região.
O horário de funcionamento do serviço foi ampliado neste mês, com atendimento aos sábados. O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, aos sábados, das 8 às 12 horas, e está localizado na avenida Inglaterra,190, Jardim das Nações, em Taubaté.