Estágio dá oportunidade para alavancar carreira de jovens profissionais
Um dos melhores caminhos para começar bem em uma profissão é a realização de estágios. A prática permite que os jovens profissionais participem ativamente da rotina e dos projetos de uma empresa, e é uma experiência que faz toda a diferença para o desenvolvimento de carreira.
“O estágio traz a oportunidade de efetivação do primeiro emprego e, em muitos casos, é oferecido um plano de carreira para aqueles que apresentarem bons resultados”, destaca o diretor da Faculdade Anhanguera de Pindamonhangaba, Leonardo Danelon. “Mesmo que o emprego não seja garantido, o aprendizado com profissionais experientes colabora para o crescimento dos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho”, complementa o professor.
Segundo o diretor, na Anhanguera, os alunos são estimulados a realizar estágios e conquistar um emprego. Para isso, contam com o Canal Conecta, uma plataforma 100% gratuita que tem por objetivo conectar as principais empresas do país que precisam contratar profissionais, com os estudantes da instituição. Desde a criação do programa, em 2013, mais de um milhão de universitários já foram contratados por pequenas, médias e grandes empresas.
O resultado disso é que, no segundo semestre de 2017, 75 estudantes da instituição no Vale do Paraíba conquistaram novas oportunidades no mercado, com o auxílio da plataforma.
Um exemplo é o estudante Pablo Henrique Pereira, que está no 5º semestre do curso de Farmácia, na Anhanguera de São José dos Campos, e hoje estagia em um hospital renomado na cidade. “Foi por meio do Canal Conecta que identifiquei essa vaga”, comemora Pablo. “A plataforma disponibiliza oportunidades excelentes de empregos e estágio, fora as ótimas dicas que nos ajudam a montar um currículo ideal”, ressalta.
O acadêmico destaca que o estágio é fundamental para o aperfeiçoamento profissional. Segundo Pablo, a possibilidade de vivenciar e praticar os conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula é gratificante. “Estou tendo a oportunidade de conhecer toda a rotina de um farmacêutico hospitalar. Uma experiência que nunca será tirada de mim, além de ser uma oportunidade para que eu possa seguir na área”, enfatiza.