Estudantes da rede pública estadual têm até esta quarta-feira (22) para preencher autoavaliação socioemocional bimestral

Podem participar Anos Finais e ensino médio; questionário estimula o autoconhecimento e a reflexão

Termina nesta quarta-feira (22) o prazo para que estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e de todo o Ensino Médio da rede pública estadual preencham a autoavaliação socioemocional do 3º bimestre. Resultado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) e o Instituto Ayrton Senna, o questionário, que está disponível online na Secretaria Escolar Digital (SED), de forma facultativa, desde o último dia 01, estimula o autoconhecimento e a reflexão.
A proposta objetiva propor autoavaliações no que diz respeito às capacidades individuais de pensar, sentir e agir consigo mesmo e com os outros, além de estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Bimestralmente, são respondidas pelos estudantes apenas as competências priorizadas em cada ano e série pela rede, definidas anteriormente no planejamento do componente Projeto de Vida, oferecido no por meio do Programa Inova Educação.
Levantamentos do Instituto Ayrton Senna indicam o aumento de situações de depressão e ansiedade no atual cenário de pandemia e retomada das aulas presenciais, com relatos de impactos à saúde física (associado ao maior tempo de inatividade, uso de telas, alterações no padrão do sono e de dieta) e emocional (associado à falta de contato social, ao medo de contágio, tédio, entre outras), gerando mais vulnerabilidade para o desenvolvimento de casos de estresse pós-traumático (EPT).
Assim, para promover a saúde emocional e contribuir no enfrentamento dessas situações, a autoavaliação priorizou oito competências socioemocionais, que foram divididas nos sete anos participantes, de acordo com alinhamento do corpo técnico envolvido: Tolerância ao estresse e organização (6º ano), Organização e imaginação Criativa (7º ano), Organização e empatia (8º ano), Organização e empatia (9º ano), Autoconfiança e organização (1ª série), Tolerância à frustração e foco (2ª série) e Tolerância ao estresse e persistência (3ª série).
Nas respostas, os estudantes avaliam como percebem seus desenvolvimentos em cada uma das competências priorizadas, em sete níveis, entre 1 e 4, de forma crescente, com justificativas. Ou seja, “degrau” 1 para menor nível de desenvolvimento e 4 para maior.

Desenvolvimento integral dos estudantes
O Projeto de Vida (PV) em São Paulo tem apoio do Instituto Ayrton Senna, além de outros parceiros, e é um dos três componentes curriculares do Programa Inova Educação, que ainda conta com Eletivas e Tecnologia e Inovação. Durante as aulas, os estudantes têm contato com abordagens atuais, relacionadas, por exemplo, à gestão de tempo, organização pessoal, compromisso com a comunidade e perspectivas para o futuro.
A parceria envolve também outras iniciativas em conjunto, visando a implementação da política de educação integral prevista no currículo estadual, que prevê o desenvolvimento pleno das habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes.

Passo a passo para o preenchimento
Para responder à autoavaliação socioemocional, o estudante deve acessar a SED: https://sed.educacao.sp.gov.br/
No menu inicial, clicar em Aluno / Autoavaliação socioemocionais / Preencher Autoavaliação / Ler as instruções e avançar para iniciar. É possível selecionar a alternativa que o estudante mais se identifica, seguindo as orientações de preenchimento de cada questão. Ao concluir, basta clicar em finalizar. Ao confirmar, o questionário será enviado com sucesso.

Acessos e resultados
A partir de 23 de setembro, os educadores conduzirão, nas aulas de Projeto de Vida, um período de devolutivas para os estudantes, promovendo uma reflexão conjunta sobre as competências socioemocionais e suas possibilidades de desenvolvimento. Com essas informações, é criado um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP), que é o planejamento de um conjunto de ações organizadas de maneira orientada, visando a realização de um sonho ou do Projeto de Vida, com o objetivo de promover o autoconhecimento e oportunidades de desenvolvimento das competências socioemocionais em foco. Vale lembrar que o PDP deve ser revisitado periodicamente, sendo também acompanhado do registro a respeito do seu desenvolvimento socioemocional.