Estudantes do Senac realizam ação de conscientização sobre automedicação
Estudantes do curso Técnico em Farmácia realizaram, no sábado (26), uma ação de conscientização na praça Monsenhor Marcondes, no período da manhã, com o tema “Automedicação”.
O grupo – formado por: Isadora Sofia Lourenço, Maria Eduarda Almeida, Isabella Souza, Joana Carolina Pedrosa, Letícia Aparecida, Rodrigo Silveira e Lorraine Soares – escolheu este tema após uma pesquisa nas redes sociais para saber o quanto os munícipes de Pinda sabiam sobre a automedicação. “Com o resultado da pesquisa, a gente pôde ver o quanto a população era leiga no assunto”, disse a estudante Isadora. “Todos foram muito receptivos, nos ouviram e tiraram suas dúvidas. A maioria dos abordados não sabia nos explicar o que era a automedicação ou o que ela podia causar. Concluímos que os munícipes foram devidamente orientados e que tinham muitas dúvidas sobre o assunto, e que também não sabiam a definição de automedicação, alguns também eram praticantes do ato de se automedicar”, disse a estudante.
Segundo a pesquisa do grupo, a Associação Brasileira de Indústria Farmacêutica, Abifarma, mais de 80 milhões de pessoas no Brasil são adeptas a automedicação, e muitas destas não conhecem os riscos de uma intoxicação medicamentosa devido a mistura de medicamentos sem o acompanhamento de um médico ou farmacêutico. Além disso, o uso indiscriminado dos medicamentos pode trazer consequências indesejadas como, por exemplo, efeitos colaterais, reações alérgicas e intoxicação medicamentosa.
Eles afirmam ainda que no Brasil, pelo menos 35% dos medicamentos adquiridos são feitos por meio de automedicação. A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – calcula que 18% das mortes por envenenamento no Brasil podem ser atribuídas à automedicação, e 23% dos casos de intoxicação infantil estão ligados à ingestão acidental de medicamentos armazenados em casa de forma incorreta. A consequência da automedicação pode ser irreversível, proporcionando ao indivíduo problemas como insuficiência renal, aumento de diabetes ou insuficiência cardíaca.
Além dos alunos do Senac, a equipe do Departamento de Turismo da Prefeitura (Novo Turismo) esteve no local realizando a divulgação dos locais turísticos de Pindamonhangaba.