Estudo da revista Exame aponta Pindamonhangaba como o 4º melhor município do Brasil para fazer negócios no setor industrial
Um importante indicador de desenvolvimento econômico apontou Pindamonhangaba como a quarta melhor cidade brasileira para fazer negócios no setor industrial. Denominado “Melhores Cidades para fazer Negócios 2021”, o estudo anual realizado para a revista Exame foi desenvolvido pela Urban Systems – que desde 2014 realiza a consultoria visando detectar as cidades mais atrativas para desenvolvimento de negócios.
O estudo apontou as melhores cidades em diferentes setores econômicos e foi realizado com todas as 326 cidades com mais de 100 mil habitantes.
No Setor Industrial, Pindamonhangaba manteve a quarta colocação no comparativo com 2020, ficando atrás apenas de São Bernardo do Campo (SP), Cubatão (SP) e Igarassu (PE). No comparativo com os municípios do Vale do Paraíba, Pindamonhangaba está à frente de Jacareí (7º), Taubaté (13º) e São José dos Campos (30º).
Segundo a Urban Systems, os índices são calculados através da metodologia de análise estatística chamada Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) sintetizando variedades de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais.
Para o segmento industrial foram mapeados e analisados 10 indicadores: variação do índice de emprego, crescimento dos estabelecimentos industriais, renda do trabalhador, empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento da exportação, concentração de emprego no setor, paralisação no serviço de água, proximidade com rodovias federais e distância de aeroportos e portos.
Destaque em Comércio e Agropecuária
Pindamonhangaba também conseguiu ranqueamento no ‘Top 100’ como melhor cidade para fazer negócios no ramo do Comércio e Agropecuária. No segmento Comércio, a cidade ocupa a 94ª posição entre as 326 cidades brasileiras e foram analisados 11 indicadores como emprego e crescimento no comércio varejista e atacadista, renda do trabalhador no comércio e banda larga por habitante, entre outros.
No segmento Agropecuário, Pindamonhangaba não constava entre os 100 melhores municípios no ano de 2020 e no levantamento deste ano o município passou a integrar com boa colocação – 49ª melhor cidade para investimentos.
Segundo a Prefeitura, uma ação importante neste avanço é o uso da tecnologia. “Utilizamos a tecnologia com ciência de dados para direcionar nossos esforços e obter resultados. Queremos nos posicionar como parceiros da classe empresarial”, afirmou o secretário adjunto de Administração, e responsável por implantação de tecnologia na gestão, Danilo Velloso.
O prefeito Isael Domingues comemorou a boa colocação do município. “Nossa colaboração é ser um facilitador para que investidores se acheguem, por isso estamos incrementando cada vez mais a desburocratização e modernização tecnológica. Outro fato interessante deste levantamento é que com a expansão industrial, outros setores da economia como, primário e terciário, também foram aquecidos. Quero parabenizar nossa secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Roderley Miotto, a quem delegamos a missão para alavancar cada vez mais esses números”, afirmou o prefeito.