Eu indico:
As indicações desta coluna ganhou nessa semana parceiras bem interessantes, com sugestões de livros para todos os públicos: as bibliotecas municipais de Pindamonhangaba. Nessa edição, temos duas indicações de livros que estão disponíveis nas bibliotecas da cidade.
O primeiro deles é o livro ‘Torto Arado’, um romance brasileiro de 2019 escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior. A obra conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.
É um romance belo e comovente que conta uma história de vida e morte, de combate e redenção. Enquanto Belonísia parece satisfazer-se com o serviço na fazenda e os encantamentos do pai, o curandeiro de corpo e espírito – Zeca Chapéu Grande- Bibiana toma consciência do estigma da servidão imposto à família e decide lutar pelo direito à terra e pela emancipação dos trabalhadores rurais.
Outra obra indicada é ‘O pequeno príncipe preto’. Literatura infantil de 2020, foi escrito por Rodrigo França. Este livro livro tem a intenção de mostrar às crianças, jovens e adultos o quanto somos potentes na diversidade cultural do Brasil e que devemos amar quem realmente somos. o livro conta a história de um menino que vive em um planeta minúsculo onde sua única companheira é uma árvore Baobá. O menino viaja por diferentes planetas, espalhando lições de amor, empatia e a importância de as pessoas valorizarem quem são e de onde vieram.
Vale destacar que em Pindamonhangaba temos bibliotecas no Bosque da Princesa, na Vila São Benedito, no Araretama, no Vale das Acácias e também uma outra em Moreira César, na Rua Dr Gonzaga, 136.
Boa leitura!