Editorial : Exerça sua cidadania com responsabilidade

Respeitar o outro. Cumprir com suas obrigações civis. Não destruir patrimônio público. Doar tempo e, quando possível, realizar doações materiais a quem precisa. Ser eleitor. Fiscalizar e cobrar promessas políticas. Colaborar com a criação de políticas públicas, sociais e coletivas.

Essas são algumas atitudes para o exercício da cidadania.

No próximo domingo, dia 2 de outubro, mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores estarão aptos a votarem no Brasil. Votar é um ato de cidadania.

Cinco cargos estão em disputa nas ‘Eleições 2022’: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República.

De acordo com informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as urnas mostrarão as opções exatamente nesta ordem acima para que o eleitor possa fazer sua escolha.

O eleitor deve digitar o número e conferir o nome e a fotografia da candidata ou do candidato; e aguardar 1 segundo antes de confirmar o voto.

Em caso de segundo turno, o eleitorado votará apenas para os cargos de governador e/ou presidente da República.

Na cabine de votação, não é permitido o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto.

Caso o eleitor leve algum desses equipamentos, ele deve deixar com o mesário antes de votar.

No próximo domingo, dia 2 de outubro, exerça sua cidadania e vote com consciência e com responsabilidade!