Exercícios Físicos no Verão

Você já percebeu como o período que compreende o final de um ano e o início do seguinte, encontramos diversas pessoas nas ruas fazendo caminhadas ou corridas ao ar livre? Isso é muito importante para a manutenção da saúde, mas você sabe quando realizar? Qual mais indicado? Quais cuidados deve tomar?

Antes de mais nada, vamos diferenciar atividade física de exercício físico.
Atividade Física é toda e qualquer atividade que você realiza com seu corpo onde haja movimento e gasto calórico.

Portanto limpar a casa, estender a roupa, passear com seu filho ou seu pet são atividades físicas.
Já Exercício Físico é uma atividade programada, onde você busca um objetivo, realizando movimentos específicos para atingi-los.

Ambos têm seus benefícios com relação ao corpo humano, pois tiram o indivíduo do sedentarismo e trazem bem-estar mental, porém o Exercício Físico exige acompanhamento multiprofissional.

Portanto, calçar um tênis e sair pelas ruas tem seus riscos. O ideal é que o indivíduo, antes de iniciar qualquer prática esportiva, procure um profissional médico e realize seu checkup para minimizar o aparecimento de algum problema ou para cuidar antes de iniciar a prática, seja esse de caráter cardiovascular, pulmonar ou ortopédico, caso tenha dor em algum lugar do corpo. Feito isso, procurar um profissional de Educação Física, que saiba orientar o exercício físico pretendido e a melhor maneira de realizá-lo.

Na minha prática diária, como profissional Fisioterapeuta, recomendo a prática de exercício físico para 100% dos meus pacientes, após recuperá-los de seus problemas ortopédicos, pois a máquina humana precisa de movimento para “não enferrujar”.

Costumo orientar meus pacientes a realizarem o melhor exercício físico para eles: aquele que mais gosta e que fará por prazer, sem ser um fardo no dia a dia dele. Seja Pilates, musculação, corrida, caminhada, dança, o mais importante é iniciar e continuar o exercício como uma forma de manutenção da saúde, tanto física quanto mental.

Ok, mas eu já faço minha atividade, devo tomar cuidados? Sim, é claro!! Utilize o material adequado para prática esportiva, não faça exercícios sem alimentar-se, com um certo tempo de antecedência, estar hidratado e escolha o melhor horário para realizá-lo, evitando horários com sol intenso.

Além disso, ao menor sinal ou sintoma, seja de dor ou desconforto procure um profissional para ver o que está ocorrendo, a fim de não deixar isso piorar e se tornar um problema maior.

  • Divulgação Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba
  • Divulgação Precisamos de movimentos para ‘não enferrujar’