Famílias conservam tradição junina e promovem arraial caseiro

Depois de uma pausa em decorrência da pandemia, a família Silva Pedroso recobrou ânimo para resgatar o arraial em casa

O mês de junho é marcado por uma série de festas, músicas e comidas típicas. Em todos os anos, é possível ver ruas enfeitadas, arraiais montados e fogueiras, como pede a tradição. Depois de uma pausa, por conta da pandemia do coronavírus, em 2022 os festejos de junho voltaram, mas é agora, em 2023, que a família Silva Pedroso tomou coragem para resgatar o arraial caseiro, que já era tradição, pois acontece há mais de 10 anos.

A costureira Cida Pedroso é uma das mais animadas com a volta da festa familiar. “Compramos material para decoração e cada membro da família traz um prato típico. Fazemos o nosso próprio arraiá, com direito a fogueira, fogão a lenha, bingo e muito forró”.

E a festa, apesar de ser só para a família, já chegou a atrair mais de 100 pessoas, antes da pandemia. “Nossa família é grande”, brinca a costureira. E continua: “Decoramos o ambiente, nos vestimos a caráter e como bons mineiros, comemos as comidas típicas que sempre preparamos”.

Decoração

Além das comidas típicas, uma boa decoração faz toda a diferença na festa junina. “Fazemos a decoração para essa festa com coisas que temos em casa. Apenas incrementamos com bandeirinhas de papel e toalhas de mesa dede chita, por exemplo. O restante do cenário, montamos com coisas que cada um traz da sua casa e no fim da certo. Sempre o centro da decoração é a fogueira e um fogão a lenha que construímos no meio do quintal”, conta Cida.

Para quem quer começar a tradição das festas juninas, a costureira dá dicas: “Tecidos com estampas características das festas juninas (chita, girassol, xadrez, bandeirinhas, balão) podem servir como toalha de mesa, passadeira ou trilhos, guardanapo e painel para parede. Já os retalhos são excelentes opções para criar detalhes em xícaras, jarras, lembrancinhas e até decorar roupas. Peças em palha, peneiras, bules e panelas de barro, por exemplo, são excelentes para compor cenários com flores e servir as comidas”, destaca. “Não podemos esquecer de bandeirinhas, balões e fitas. São enfeites baratos e excelentes para criar o clima de um verdadeiro arraial. Sanfona, cordel, fogueira e balão são alguns dos símbolos das festinhas juninas. Versões menores deles, feitas em papel ou tecido, são ideais para decorar a mesa”, garante.

  • Divulgação. Animada com a volta da festa familiar, a costureira Cida Pedroso é uma das responsáveis pela decoração do arraial caseiro