Fatec de Pinda entrega caixas plásticas na Santa Casa, resultado de um projeto inovador

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) – unidade de Pindamonhangaba – entregou no mês de maio as primeiras caixas plásticas impressas em 3D para abrigar medicamentos intravenosos (Soro) para uso hospitalar, à Santa Casa de Pindamonhangaba. A entrega é resultado de um projeto em conjunto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo em Campinas (IFSP).
Os pacientes pediátricos, na maioria das vezes, utilizam aplicação de medicamentos injetáveis intravenosos de forma lenta, como a administração de soros ou medicamentos ensacados como soro. Este procedimento, muitas vezes, gera muita ansiedade e desconfiança nos pequenos pacientes, tornando seu tratamento mais difícil para a equipe de enfermagem e menos eficaz para a solução durante o tratamento.

O objetivo é cobrir o soro ou outros medicamentos médicos em um hospital com uma caixa fabricada em plástico via impressão 3D temática baseadas em super-heróis, princesas, ou outros temas infantis e do cinema.

A intenção é mudar a percepção negativa que as crianças têm a respeito do tratamento médico hospitalar. Isto sem falar que as caixinhas podem ajudar no entendimento de que o medicamento é um tipo de remédio especial e que ajudará muito no tratamento, possibilitando uma visão diferente, e mais alegre durante a administração dos remédios.

O projeto desta caixa visa ser prático, robusto e leve, permitindo a fácil utilização na administração dos medicamentos em hospitais. Além ser prático e de fácil limpeza e esterilização por produtos hospitalares tradicionais.

O projeto é do curso de Projetos Mecânicos, sob a orientação do Professor Doutor Filipe Wiltgen, que leciona na Fatec e na IFSP.
A Fatec Pinda fica localizada na Rodovia Vereador Abel Fabricio Dias, 4010 – Água preta. Funciona de segunda a sexta-feira das 09h às 12h30 e das 13h30 às 19h.

  • Divulgação. O projeto busca mudar a percepção negativa que as crianças têm do tratamento hospitalar