Editorial : Feito à mão: a arte do bordado

“Bordando e Tecendo a Arte no Meio Rural”. Esta é a temática do curso que será oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba.

Bordado é a arte de ornamentar os tecidos com fios diferentes, formando desenhos.

Conta nos a História que a primeira máquina de bordar foi inventada por um operário francês, em 1821. Contudo, houve um declínio do bordado até o surgimento, já no fim do século XIX, de movimentos como o “Arts and Crafts” – “Artes e Ofícios” de William Morris, que revitalizou o bordado.

Mas, acredita-se que o bordado seja uma das artes aplicadas mais antigas do mundo, tendo surgido logo após a descoberta da agulha.

De lá pra cá, diversos são os movimentos que despertam o interesse nesta atividade secular e tão singular. Seja o bordado através de maquinários ou o bordado à mão. Cada um com suas particularidades e encanto.

Em Pindamonhangaba, o curso – que será presencial e gratuito – focará bordado livre, pontos, bainhas abertas, acabamento e riscos e confecção de peças.

Ficou com vontade de fazer o curso? Inscreva-se no Fundo Social de Solidariedade e faça da arte um ofício e do ofício, sua arte!