Festival de Teatro premia vencedores de suas categorias

O 44º FESTE (Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba) foi encerrado no domingo (20) com premiação para os vencedores de cada categoria.

A peça ‘A flor de mamulengo’ venceu na categoria de rua; ‘Tatipirum’, na infantil; e ‘O chão de dentro é minha terra’, na adulto. A relação completa dos vencedores está no fim do texto.

No total, em 2022, o Festival recebeu 139 inscrições de grupos teatrais de vários estados brasileiros, que foram selecionados pela comissão técnica, formada por Elisete Gomes, Simone Carleto e Victor Narezi

Os espetáculos aconteceram no Teatro Galpão, na Estação Cidadania, na Praça Monsenhor Marcondes, no Parque da Cidade e no Bosque da Princesa, “levando entretenimento e arte para mais pessoas, de diversos pontos da cidade desde o dia 10 de novembro, prestigiando espetáculo de categoria adulto, infantil, de rua, além de peças convidadas, e oficinas culturais”, avaliou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.

Ele ressaltou o apoio de várias secretarias da administração municipal para a realização do evento. “Voltamos depois de dois anos devido à pandemia e tivemos um grande suporte de todas as áreas da Prefeitura, do prefeito Isael, que vê a cultura como um dos pontos fundamentais para a plenitude da cidadania, que ajuda na construção do ser humano, e também como elemento de entretenimento e lazer”, afirmou o secretário.

Confira os vencedores das categorias

RUA
Melhor Espetáculo: A flor de mamulengo, grupo: Mamulengo Água de Cacimba, de Olinda.
Melhor Ator: Jonas di Paula, espetáculo: A caravana dos pássaros errantes, grupo: Nômade, São José dos Campos.
Prêmio Especial do Júri: Mamulengo Água de Cacimba, de Olinda/PE, pelas pesquisas, ações culturais e contribuições ao Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, prosseguindo com as tradições do Teatro de Mamulengos, patrimônio imaterial desde 2015.
Menção Honrosa: Ao ator-palhaço Tico Bonito, do grupo Circo e Teatro Éramos Três, de Cascavel/PR, pela sua trajetória como ator-palhaço das ruas e suas colaborações ao 44º Feste.

INFANTIL
Melhor Espetáculo: Tatirpirun, grupo: – Cia. Teatral La Trapera – Pindamonhangaba.
Melhor Atriz: Fernanda Nunes, Isadora Bellini e Larissa Garcia, espetáculo: as três atrizes de Ora bolas, Clarinha e suas Histórias, grupo: Cia. Maria Emília – Campinas.
Melhor Ator: Claudio Saltini, espetáculo: – Circs, a Nova Tournée, grupo: – Cia. Circo de Bonecos – Salto – SP.
Prêmio Especial do Júri: E o Sol Avermelhou, da Cia. Arte-Móvel, de Santa Bárbara d’Oeste – SP. Pela excelência na abordagem cênica da temática da sustentabilidade no teatro para o público infantil.

ADULTO
Melhor Espetáculo: O chão de dentro é minha terra, grupo: Cia Los Puercos.
Melhor Atriz: Maria Baú, espetáculo: Os Rastros das Marias, grupo: Maria Baú produções artísticas.
Melhor Ator: Tiago Mine Aberta, espetáculo: Boris não está Pronto, grupo: coletivo Dolores Boca.
Prêmio Especial do Júri: pela pesquisa em teatro, espetáculo: A Dócil, grupo: Cia Teatro da Cidade.

  • Divulgação O secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação