Fiéis celebram Corpus Christi nesta quinta

De acordo com o calendário da igreja católica, toda quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, neste ano, no dia 22, os fiéis devem comemorar o Corpus Christi. Esse é um dos momentos mais importante do catolicismo, pois é a transubstanciação, ou seja, a mudança da água e vinho para o corpo e sangue de Jesus Cristo, sendo uma das datas que fecham as celebrações da Páscoa.
Ainda como forma de saudação, tapetes quilométricos são pintados nas ruas dos municípios para a passagem de procissões simbolizando principalmente Cristo, a hóstia e o vinho (corpo e sangue). Esse é um costume desde o Brasil colonial, das ruas de Ouro Preto-MG, onde a tradição chegou de Portugal e se disseminou pelo país.
As épocas mudaram, mas a prática continuou, e como em todos os anos este não será diferente. Em Pindamonhangaba centenas de pessoas ajudarão na confecção dos tapetes, estando nas ruas na madrugada de quarta para quinta-feira com serragens, tintas, entre outros produtos.

Na contramão do que muitos pensam, jovens estão tomando espaço nas comunidades e ajudando cada vez mais em festas e comemorações da igreja, como a estudante Aline Santos, 21, que há quatro anos ajuda sua paróquia na elaboração dos tapetes. “Faço parte do grupo Comunidade Alicerce e somos convidados a ajudar, porém, fica a nosso critério participar”, ressalta. O horário em que o grupo da jovem sairá nas ruas para pintar é de madrugada, às 2 horas.
Cerca de 50 pessoas se reunirão para confeccionar as ruas do centro da cidade, e cada grupo fica responsável pela pintura, de uma parte. Em Moreira César, as paróquias também mantêm a tradição e se reunirão na madrugada de quarta para quinta-feira e pintarão as ruas do distrito.

Imagens: Divulgação
  • Aline Santos faz parte da Comunidade Alicerce
  • Montagem dos tapetes na avenida Dr. Jorge Tibiriçá
  • Tapetes confeccionados para a procissão na rua Dr. Campos Sales
  • Tradicional missa na quadra coberta da Associação Atlética Ferroviária