Fim de semana terá ‘Teatro nos Parques’ em Pinda

Pindamonhangaba recebe, neste final de semana, o projeto ‘Teatro nos Parques’. Serão espetáculos gratuitos a céu aberto no sábado (17), no Bosque da Princesa, e domingo (18), no Parque da Cidade.

O projeto é uma ação de caráter sociocultural e ambiental realizada em parques públicos urbanos e alia cultura, entretenimento e lazer à formação de cidadania e responsabilidade social. Até o dia 9 de julho, o projeto passa por parques nos municípios de Cotia, Araçariguama, São Caetano do Sul, Guarulhos, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Pindamonhangaba, todos no estado de São Paulo. A iniciativa, que surgiu em 2009, conta novamente com o patrocínio da Gerdau, que apoia o evento desde 2011 e neste ano uma co-produção Cais das Artes e Estima Cultural. Em Pindamonhangaba, tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Espetáculos

No dia 17 de junho será no Bosque da Princesa, às 16 horas, com o espetáculo “Água Doce”, da Cia da Tribo. A peça discute a questão da água e da poluição dos nossos rios através do conto da Iara, que traída por sua irmã, é sentenciada a morte e acaba por se tornar a mãe do Rio. Se esconde na Pororoca e leva consigo todos os peixes dos rios, faz com que as plantações sequem e os animais morram. Para salvar sua tribo, seu irmão mais novo, Abaré, deve empreender uma emocionante viagem em busca da Pororoca para que assim, consiga restabelecer a ordem e salvar seu povo. Na sua jornada, figuras como o Cabeça de Cuia, o Pirarucu e a Cobra Grande cruzam seu caminho.

No domingo, dia 18, o Parque da Cidade recebe às 11 horas o espetáculo “Tá Sentido o Quê?”, do Núcleo Fora da Ordem. Alegria, tristeza, medo, saudades, ansiedade, raiva… são tantos sentimentos. Reconhecer os sentimentos é muito importante para aprender a lidar com eles. No espetáculo, apresentado e ilustrado por bonecos, queremos conversar com as crianças sobre permitir-se sentir. Então, em uma aventura, com encontros divertidos e significativos, os bonecos buscam o Sr. Equilíbrio para descobrir e entender seus sentimentos e, assim, equilibrá-los.

Ainda no domingo, no Parque da Cidade, às 16 horas, será o espetáculo “Contos do Brasil”, da Cia. da Tribo. O espetáculo Contos do Brasil apresenta três contos compilados por Câmara Cascudo e adaptados pela Cia da Tribo. Através da manipulação de dez bonecos com técnicas de vara e luva e música executada ao vivo e mecânica através de um “mini-trio-elétrico”, os personagens Bonequeiro e Apresentador fazem uma viagem divertida e poética pela cultura popular brasileira.

Moreira César

No Distrito de Moreira César, o Teatro nos Parques chega na Estação Cidadania no dia 23 de junho, com dois espetáculos: às 10 e 14 horas.

Às 10 horas, será apresentado o teatro “A Farsa do Bumba-meu-Boi”, com o Grupo Teatral 4 no Ato. A ópera popular conta a história do boi de raça morto para saciar o desejo da grávida Catirina, que deseja comer sua língua. Com medo de Catirina perder o filho, seu marido Mateus resolve matar o boi de seu patrão. Muita confusão acontece até que o boi seja ressuscitado.

Às 14 horas, será apresentado “Os Cirandeiros”, com a Cia Núcleo. Cantigas populares, brinquedos antigos, desafios com o ritmo e o verbo, e o encontro com as brincadeiras coletivas são o foco do espetáculo “Os Cirandeiros” que fala sobre Brincar e incentiva a participação do público, que é convidado a interagir e se divertir numa grande brincadeira, trazendo um pouco das manifestações que foram incorporadas em canções como cantigas de roda, marchinhas etrovas de amor, numa celebração à cultura e tradição popular brasileira.

  • Divulgação. Projeto oferece espetáculos gratuitos à população, encenados ao ar livre
  • Divulgação. Projeto integra entretenimento e formação da cidadania
  • Divulgação. Peças acontecem a céu aberto, no Bosque da Princesa (dia 17) e no Parque da Cidade (dia 18)