Fiscalização eletrônica reduz em 40% número de mortes no trânsito em Pinda e Prefeitura anuncia novas ações
A modernização da fiscalização eletrônica trouxe a redução do número de vítimas fatais no trânsito de Pindamonhangaba. Os dados apontados pelo Infosiga demonstram queda de 15%, sendo registrados no ano passado 22 óbitos no trânsito contra 26 em 2021, tanto em vias federais, estaduais e municipais.
Levando em conta somente as vias municipais, a queda no número de mortes foi de 40%. Em 2021 foram 12 óbitos em vias municipais e no ano passado o número foi reduzido para sete vítimas fatais. No anel viário do município que em 2021 registrou dois óbitos, recebendo a maior quantidade de radares, não houve nenhuma morte no trânsito no ano passado.
“Os resultados demonstram que as nossas ações como colocação de semáforos na rotatória do Tenda e os pontos com fiscalização eletrônica surtiram efeitos para reduzir o número de acidentes e principalmente de preservar vidas.
Nossa gestão prossegue fazendo avaliações periódicas e os ajustes vão sendo realizados sempre com a intenção de melhorar e nunca prejudicar nenhum munícipe ou motorista”, afirmou o secretário adjunto de Segurança, José Vidal França.
Novas ações
Em reunião realizada na última semana com o prefeito Dr. Isael Domingues, a Secretaria de Segurança Pública anunciou novas ações, acatando colocações da sociedade civil, dentro das normas de trânsito vigentes.
Implantação de 20 contadores de tempo em diversos semáforos
Esse trabalho já começou a ser realizado, sendo colocado na última semana na conversão em frente ao Tenda, no Anel Viário, para que os motoristas controlem a velocidade, não excedendo o limite de 40km/h, estabelecido no local.
Padronização do limite de 50km/h nos radares municipais
Evitando causar confusão com limites diferenciados, foi definido que os radares serão todos padronizados em 50km/h – EXCETO em frente ao Tenda e em frente ao Shopping – onde tem passagem de pedestres e torna-se necessário desenvolver menor velocidade. Isso será oficialmente anunciado, após a regularização que a Prefeitura solicitou ao INMETRO.
Melhorias e ampliação da sinalização
Os pontos com radares ganharão reforço na sinalização, objetivando a conscientização e o respeito ao limite de velocidade estabelecido, reduzindo o número de infrações.
Implantação de novos semáforos
Foi definido a instalação de novos pontos de semáforos com o objetivo de disciplinar melhor o trânsito em vias públicas onde ocorrem maior número de acidentes.
Melhorias na fluidez do trânsito
Diversas ações serão realizadas para facilitar a vida dos motoristas, como por exemplo, a conversão automática à direita na rotatória do Tenda, para quem vem da Polícia Militar/Restaurante Chopana, sentido Anel Viário/Parque da Cidade.
A fiscalização eletrônica foi incrementada no município no final de 2020, quando em outubro, o anel viário foi palco de dois acidentes envolvendo motocicleta e veículo fazendo em cada ocorrência uma vítima fatal na faixa etária de 20 anos. Em fevereiro de 2021, o local voltou a chamar a atenção quando em apenas oito dias três graves acidentes foram registrados, fazendo diversas vítimas que foram atendidas no Pronto Socorro Municipal.
Fábrica de Multas
A Prefeitura de Pindamonhangaba informa que todas as ações são realizadas com base nos dados técnicos da Plataforma Infosiga do Governo do Estado de São Paulo, que controla o número de acidentes e óbitos no trânsito e indica os pontos que necessitam de ações municipais.
O sistema de fiscalização eletrônica no município indica que a maior parte das multas aplicadas refere-se à rota de controle e pedágio, ou seja, aplicada para motoristas de outros município e que fogem do pedágio da Rodovia Presidente Dutra, com 45% de infrações cometidas por motoristas rotativos. As infrações de excesso de velocidade indicam 38% das autuações e 18% referem-se à avanço de sinal vermelho.
“Isso demonstra que não estamos implantando fábrica de multa. Inclusive tem um vídeo de uma reportagem da Rádio Bandeirantes circulando pelas redes sociais e que não condiz com as ações de Pindamonhangaba. Aqui implantamos os radares para preservar vidas e diminuir o número de acidentes e os números mostram que estamos no caminho certo”, afirmou França.
Segundo ele, o sistema do município não consegue produzir multas sem o registro e gravação de imagem, pois o mesmo tem aferição pelo Inmetro, portanto não existe fábrica de multas. “E ainda não penalizamos os bons motoristas, pois respeitamos o artigo 267 do Código de Trânsito – que permite a conversão de multas de velocidade de natureza média em advertência, bastando o recorrente apresentar uma declaração do Detran, comprovando que não sofreu qualquer penalização de trânsito nos últimos 12 meses”, ressaltou França