Editorial : “Fototeca”: história, cultura e inovação

Mais de 4.600 fotos catalogadas e digitalizadas. Este é o status do site do programa “Fototeca” – desenvolvido pela Tenaris no Brasil, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, no Palacete 10 de Julho.

As imagens são originárias do Acervo Histórico Municipal e o lançamento oficial do site acontecerá nesta quarta-feira (21), em formato online – como parte das festividades comemorativas dos 316 anos de Pindamonhangaba.

Para a empresa idealizadora da “Fototeca”, a iniciativa permite fomentar a cultura, fortalecer as tradições e “preservar as memórias desse município tão importante na história do Brasil” e da empresa.

O projeto tem por objetivo preservar e difundir a memória fotográfica das comunidades nas quais a organização atua. As atividades do programa envolvem a higienização, conservação, catalogação e digitalização do acervo histórico fotográfico da cidade. A etapa final consiste na publicação do acervo digital em um site público para consulta e pesquisa da população.

Com a criação da “Fototeca”, o patrimônio histórico e cultural da cidade ganha muito, porque o projeto digitaliza, cataloga e ainda deixa o acervo digital disponível ao público, contribuindo para intensificar as políticas de acessibilidade, valorizando a memória de todos que contribuíram para a formação da cidade atual.