Fundo Social de Solidariedade realiza oficina de capacitação para horta comunitária na Estação Cidadania
O Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba realizou, na quarta-feira (14), uma oficina de capacitação para as famílias cadastradas na horta comunitária situada na Estação Cidadania em Moreira César.
Estiveram presentes os oficineiros Lucas Laureano Florindo de Freitas, técnico em agropecuária e bacharelando em ciências biológicas na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), e Matheus Vieira Domingues, licenciando em ciências biológicas também da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Participaram também desta ação alguns alunos do ensino fundamental e professores da Escola estadual Rubens Zamith, com a intenção de implantar uma horta pedagógica dentro da escola.
As oficinas tiveram dois momentos, sendo eles, parte teórica e parte prática, onde as famílias participantes e os alunos e professores puderam conhecer um pouco sobre os cuidados na preparação do solo para o plantio, e a produção de mudas.
A oficina teve como objetivo conscientizar as famílias e os estudantes sobre a importância da preservação de recursos ambientais para a produção sustentável de alimentos, e também foram abordados tanto na parte teórica como na prática assuntos como: fertilidade e nutrição do solo, onde foram demonstrados os horizontes, os tipos de solo, adubação, cobertura morta, compostagem, bio fertilizante e adubação verde. Para a propagação de plantas, foram apresentados modelos de propagação de mudas vegetativas, através de estaquias, por rizoma (brotos) e semeadura diretas (produção de mudas).
Para que esta ação pudesse acontecer, foram seguidos todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação do coronavírus.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Vieira Domingues, o objetivo do projeto “Horta Comunitária” é proporcionar a utilização do espaço público para que famílias carentes possam diariamente plantar, cuidar e consumir a sua própria produção. “Estamos proporcionando o espaço, insumos, sementes, além de treinamento e acompanhamento dos participantes do projeto”, afirmou. “Nossa intenção é expandir o projeto para outras regiões do município, promovendo a inclusão social e a segurança alimentar”, destacou a presidente.
Interessados em participar do projeto podem realizar o cadastro na Estação Cidadania, localizada na Av. das Orquídeas, 355 – Vale das Acácias. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3637-1715.