Futebol feminino tenta apagar fama de ‘pé frio’
As Olimpíadas do Rio de Janeiro começam nesta quarta-feira (3), às 13 horas, no estádio do Engenhão, com o jogo entre Suécia e África do Sul pela primeira rodada do grupo A do futebol feminino. Marta, Cristiane e demais jogadoras do Brasil iniciam, às 16 horas, no mesmo estádio, contra a China, a busca pela medalha de ouro.
As chances do Brasil são boas na competição, porém vale ressaltar que o futebol feminino nunca venceu um torneio importante. Sempre ‘batendo na trave’ e amargando sequência de resultados negativos, a seleção feminina quer apagar a impressão de ‘pé frio’ e de ‘time que amarela na hora da decisão’.
O time masculino de futebol, favorito ao ouro, estreia amanhã, às 16 horas, em Brasília, contra a África do Sul. O técnico Rogério Micale tem feito mistério sobre a equipe, com possíveis alterações no sistema defensivo e no ataque.
Confira camisa que será usada no futebol
A CBF divulgou na terça-feira como serão as camisas usadas pelas seleções masculina e feminina na disputa dos torneios de futebol da Olimpíada. Mais uma vez, os uniformes amarelo e azul não terão o escudo da entidade no peito.
A Nike, patrocinadora da CBF desde 1997, chegou a divulgar em abril imagens da camisa olímpica com o símbolo do Time Brasil, feito pelo COB para ser usado pela maioria das modalidades nos Jogos. Porém, a CBF decidiu criar um escudo apenas com a bandeira do país, estilizada, para evitar conflitos com seus patrocinadores.
A seleção usou o escudo da CBF pela última vez na primeira rodada dos Jogos de 2008. Porém, a regra do COI não permitia a presença de símbolos de federações não filiadas, e a equipe treinada por Dunga passou a vestir uma camisa sem nada no lado esquerdo do peito. Em 2012, Neymar&cia. levaram a bandeira do Brasil com os anéis olímpicos no lugar do escudo da CBF.