História : O atual vice-presidente Geraldo Alckmin

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho é nascido a 7 de novembro de 1952 em Pindamonhangaba, filho do médico veterinário Geraldo José Rodrigues Alckmin e de Miriam Penteado. Casado com Maria Lúcia Ribeiro Alckmin, a Lu, o casal tem três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz (falecido em 2015) e netos.

Casados faz 43 anos, Alckmin e Lucia têm sido um casal unido nas vitórias e nos momentos difíceis. Quando 1ª dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin foi ativa presidente do Fundo Social de Solidariedade, se empenhando em obras sociais em favor dos menos favorecidos, trabalho que havia iniciado quando 1ª dama do município de Pindamonhangaba. Nas fotos, o prefeito Alckmin e a primeira dama Lu nos anos setentas, quando Alckmin liderava o Executivo de sua terra natal, e o casal atualmente, quando ela se torna a 2ª dama do Brasil.

Na política

1972 – Vereador mais votado de Pindamonhangaba foi presidente da Câmara Municipal;
1976 – Prefeito eleito mais jovem domunicípio, exerceu o mandato por seis anos;
1982 – Deputado estadual;
1986 – Deputado federal (com ativa participação na Constituição de 1988);
1990 – Deputado federal reeleito;
1994 – vice-governador de São Paulo (governador Mário Covas);
1998 – vice-governador (reeleita a dupla Mário Covas/Alckmin);
2001 – Governador (assumiu o governo após morte de Mário Covas);
2002 – Governador (reeleito);
2010 – Governador (reeleito);
2014 – Governador (reeleito);
2022 – Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Na medicina

Formado pela Faculdade de Medicina da Unitau – Universidade de Taubaté, apesar da vida política, sempre manteve um pé na profissão. Tem especialização em Anestesiologia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo; em Acupuntura no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo; é professor convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho e membro da Academia de Medicina de São Paulo.
É doutor honoris causa pela Universidade de Taubaté – título atribuido em julho de 2001; pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – título atribuido em maio de 2002; pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – título atribuido em maio de 2003; e pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, título atribuido em maio de 2011.

(Fonte: Vice-Presidente | Agência Brasil – EBC)

  • Arquivo TN
  • UOL-Notícias