Gerdau investe R$ 700 milhões e inaugura modernização de unidade de aços especiais em Pindamonhangaba

Pindamonhangaba recebeu nesta terça-feira (13) a inauguração de mais um importante investimento no desenvolvimento econômico do município. Com a presença do governador Tarcísio de Freitas, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e líder global do mercado de aços especiais, inaugurou oficialmente o novo equipamento de lingotamento contínuo de blocos e tarugos da sua planta no município.

O evento contou ainda com a presença do CEO da empresa Gustavo Werneck, do vice-prefeito Ricardo Piorino e de demais autoridades e executivos da organização. A ação marca um novo ciclo de crescimento sustentável da companhia.

Com investimento de cerca de R$ 700 milhões, o novo lingotamento leva a unidade de Pindamonhangaba para um novo patamar de tecnologia e modernidade, oferecendo ganhos especialmente de qualidade, com o lingotamento possibilitando a produção de aço clean steel, cujo processo aplicado melhora a limpeza e garante maior resistência e aumento da vida útil dos produtos.

O novo lingotamento contínuo da usina de Pindamonhangaba, já em funcionamento e com seus produtos em fase de homologação, reforça o compromisso da Gerdau com o futuro da indústria automotiva brasileira, especialmente com o aumento da matriz de veículos híbridos e elétricos”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau. “Este investimento também reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do estado de São Paulo, baseado em pilares estratégico como a inovação e a sustentabilidade.”
O investimento na usina de Pindamonhangaba é parte de um ciclo de modernização das operações de aços especiais da Gerdau no Brasil até 2025. Dentro desse plano, que depende de aprovações do Conselho de Administração da empresa, estão investimentos em manutenção das operações, na atualização tecnológica e aprimoramento das práticas ESG.

Representando o prefeito Dr. Isael Domingues, que cumpre agenda em Brasília (DF), o vice-prefeito Ricardo Piorino cumprimentou a empresa pelo investimento. “A Gerdau é hoje um orgulho para todos nós pois mais uma vez demonstra sua confiança em nossa economia investindo em tecnologia e responsabilidade ambiental para gerar mais emprego e renda para nossa cidade. Ficamos impressionados com a modernização que vimos hoje na unidade da empresa em nossa cidade e queremos parabenizar todos seus investidores”, afirmou Piorino.

Participaram do evento os secretários Roderley Miotto (Desenvolvimento Econômico), Marcela Franco (Obras e Planejamento), Everton Chinaqui (Esportes), vereadores Cal, Regininha, Julinho Car e Felipe Guimarães, dentre outras autoridades do município.

Unidade Pindamonhangaba

A usina de Pindamonhangaba produz aços especiais com uma matriz 100% renovável, tendo a sucata ferrosa como matéria-prima. Isso torna o aço produzido na unidade um produto com uma pegada de carbono muito menor do que a média mundial do setor. Os novos investimentos em modernização têm contribuído, também, para uma melhor eficiência energética das operações, tornando Pindamonhangaba uma referência na produção de aço de baixo carbono no Brasil.

Sobre a Gerdau

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações.

  • Portal R3. O novo lingotamento da usina do município já está em funcionamento e com seus produtos em fase de homologação
  • Portal R3. Investimento na usina de Pinda é parte de um ciclo de modernização das operações de aços especiais da Gerdau no Brasil até 2025