Governo inaugura Companhia de Elite da PM na região

Subordinada ao 3° Baep de São José dos Campos, unidade terá atuação semelhante aos padrões do Policiamento de Choque

O Governo de São Paulo inaugurou, no sábado (29), em Taubaté, a Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) que atuará na região de São José dos Campos.
Subordinada ao 3° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), a Caep do Vale do Paraíba atuará na área do Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1), que abrange 39 municípios. A unidade especializada foi criada para combater o crime de maneira mais ostensiva, atuando de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.
São 105 homens e mulheres preparados e treinados no padrão da Força Tática. Também foram entregues dezesseis novos veículos, mais armas, fuzis, espingardas, equipamentos de inteligência e também coletes à prova de balas.
O imóvel que abrigará a unidade sedia também o 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), na Vila Jaboticabeira, no município de Taubaté. A implantação na região visa a aumentar a segurança da população com planejamento e inteligência, reforçando os trabalhos, principalmente, nos municípios da divisa com o Rio de Janeiro e das cidades turísticas de Campos do Jordão e Litoral Norte.

Treinamento

Os PMs que farão parte da nova Caep passaram por treinamento coordenado e aplicado pelo Comando de Policiamento de Choque (CPChq), e foram submetidos a disciplinas específicas da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), 2º e 3º Batalhões de Policiamento de Choque (BPChq), Comandos e Operações Especiais (COE) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).
As disciplinas ministradas no treinamento foram de patrulhamento tático, gerenciamento de crises e negociações com reféns, busca e localização de artefato explosivos, conduta de patrulha em locais de risco, controle de multidões e policiamento em eventos e praças desportivas. “A PM de São Paulo é a mais bem treinada do País. Isso é uma conquista histórica”, afirmou o governador. “É uma nova visão de como fazer segurança pública em São Paulo”, acrescentou.

  • São 105 policiais submetidos ao treinamento padrão da Força Tática