Editorial : Grana extra
Duas notícias relacionadas à “saúde financeira” alegraram a população esta semana: a primeira diz respeito ao pagamento do PIS (Programa de Integração Social) – que tem início nesta terça-feira (17) para idosos com mais de 70 anos titulares de conta corrente ou poupança individual na Caixa Econômica Federal; e a partir de quinta (19) para os demais beneficiários.
Podem sacar os recursos os trabalhadores com carteira assinada cadastrados no Fundo PIS/Pasep entre 1971 até 4 de outubro de 1988. Os cotistas que são também clientes da Caixa receberão os valores automaticamente dois dias antes da data do cronograma de pagamentos.
A outra boa notícia refere-se aos créditos da Nota Fiscal Paulista. A Secretaria de Estado da Fazenda libera, também nesta terça-feira (17), os créditos para quem participa do programa e tem algum valor reservado. Segundo informações da secretaria, cerca de um bilhão de documentos fiscais são processados e homologados pelo sistema da Fazenda na liberação de créditos. Por essa razão, as funcionalidades do sistema ‘Conta Corrente da Nota Fiscal Paulista’ ficaram temporariamente indisponíveis desde o dia 6 de outubro. A opção “Utilizar Créditos” será reativada no próximo dia 17, por causa da contabilização dos valores.
Os créditos liberados no mês de outubro são referentes às compras realizadas no 2º semestre de 2016. As quantias ficam disponíveis por cinco anos e podem ser utilizados a qualquer momento nesse período. Já as instituições sem fins lucrativos, que fizeram compras próprias ou tiveram doações de notas fiscais, receberão os créditos referentes ao 1º semestre de 2017.
Uma opção é utilizar os créditos do programa Nota Fiscal Paulista para abater ou quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, do próximo ano.