Hidratação e alimentação saudável evitam transtornos para quem vai cair na folia

Com a chegada do carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos calóricos aumenta. O ritmo nesses dias torna-se mais intenso e, como consequência, o corpo perde muita água, especialmente se não estiver hidratado e o consumo de álcool for excessivo.

Algumas pessoas podem sentir indisposição para comer no carnaval devido ao calor e as temperaturas mais elevadas. Esse incômodo também pode ser resultado de alimentação inadequada, bem como ficar horas sem comer, pular refeições, ingerir alimentos gordurosos e não beber água suficiente.

Durante os dias de folia é muito importante ter cuidado com os alimentos vendidos na rua e também ter atenção com a refrigeração e conservação dos alimentos.

Uma boa dica é preparar sanduíches naturais com diversos tipos de pães (aveia, centeio, trigo, soja e outros), recheados com peito de peru, frango, atum, sardinha, rosbife, queijo branco, ricota, queijo cottage, além de hortaliças e legumes (folhas em geral, cenoura e beterraba ralada, tomate e outros) e completar com um suco de fruta. Tudo deve ser embalado separadamente e acondicionado em caixas térmicas com gelo.

Cuidado com a hidratação: além de repor a energia com alimentação, é preciso repor também o líquido perdido na transpiração. Outro ponto importante é controlar o consumo de bebida alcoólica. O álcool deve ser consumido com moderação, intercalando com água e nunca com o estômago vazio para evitar tonturas, visão turva e mal-estar.

Quando a atividade física é intensa, a transpiração elimina líquidos e sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso é importante o consumo de isotônicos que repõe de forma rápida estes minerais e o líquido no organismo.

  • Divulgação