Editorial : História e Cultura na “Princesa do Norte”

Entre tantas matérias da edição de hoje, destacamos a página especial sobre o turismo em Pindamonhangaba: matéria que ressalta as belezas naturais e a riqueza histórica e cultural da ‘Princesa do Norte’ – título recebido do cronista e poeta Emílio Zaluar, em 1860.

A secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo têm incentivado as atividades turísticas e estão buscando ações para a reabertura segura, dentro das normas sanitárias de alguns espaços.

Trabalho este que está sendo desenvolvido de acordo com as diretrizes do Ministério do Turismo, norteados por campanhas como “Municípios Juntos pelo Turismo” e “Não Cancele, Remarque”.

Pindamonhangaba é um município privilegiado naturalmente: possui diversidade em sua flora e fauna; tem várias opções para o turismo radical; gastronomia variada e riqueza arquitetônica como o Museu Histórico; o Palacete 10 de Julho, e espaços como a praça Monsenhor Marcondes; a praça Sete de Setembro; o prédio da escola Dr. Alfredo Pujol; o prédio da Estrada de Ferro e bondinho turístico – que permite um passeio incrível pela área rural do município, ao pé da Serra da Mantiqueira.

Este prédio abriga um Centro de Memória que conta a história da Estrada de Ferro Campos do Jordão – órgão do Governo do Estado – construída para tratar pacientes com tuberculose em Campos do Jordão (1914).

Cada local visitado na cidade é uma aula de história, de geografia e de cultura, muita cultura.

Mas, para que todas essas belezas sejam apreciadas, é necessário que todas as normas sanitárias sejam seguidas: antes – para que seja permitida a reabertura desses espaços – e, se abrirem, que as pessoas possam ter consciência, cumprindo o que se pede.

Passeios são terapêuticos. Ter bom senso e cidadania é nobre, é coletivo, é preventivo. Cuide de si. E ajude a cuidar dos outros e da sua cidade!