Horta medicinal é tema de evento realizado pela Apta Regional de Pinda

Ligada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a unidade de pesquisa APTA Regional de Pindamonhangaba realizará na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto, um evento com a temática “Horta Medicinal: Identificação Botânica, Cultivo, Colheita e Usos”.
A finalidade do evento é orientar sobre a formação de uma horta medicinal a partir do reconhecimento botânico das espécies; tratos culturais do cultivo; a colheita e uso seguro das plantas selecionadas.
A atividade é gratuita e ocorrerá de forma online, a partir das 13h30; transmitida pelo Youtube da Secretaria de Agricultura.
As hortas medicinais são compostas por plantas medicinais e aromáticas, como hortelã, boldo e erva cidreira. “Esse tipo de horta tem foco em plantas com atividades biológicas que podem ser usadas de forma segura e eficiente como chá, ou desidratadas, por exemplo”, explica a pesquisadora da APTA Regional, Sandra Maria Pereira da Silva.
O cultivo dessas plantas pode ocorrer em diferentes ambientes, como em vasos dispostos em apartamentos e quintais, ou até mesmo em espaços públicos.
“Na live, vamos falar sobre como montar essas hortas para serem didáticas, para que a população tenha acesso a elas em ambientes públicos e possa replicar em suas casas ou em sua comunidade. Vamos também compartilhar conhecimento com as pessoas para identificação botânica das plantas. Temos diversos tipos de boldos e de cidreiras, por exemplo, por isso, é muito importante ter esse conhecimento sobre as espécies”, destaca Sandra – que conduzirá a live ao lado engenheira agrônoma, Maria Cláudia Silva G. Blanco, coordenadora de projetos da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cati/Cdrs) na área de plantas aromáticas e medicinais, responsável pela capacitação dos técnicos nesta área.
Sandra estuda em Pindamonhangaba mais de 65 tipos de plantas medicinais e aromáticas para uso como fitoterápicos e para produção de óleos essenciais e hidrolatos. Projeto realizado no município busca utilizar esses fitoterápicos na rede pública de saúde.
O evento poderá ser acessado através do link: https://www.youtube.com/user/agriculturasp

  • Créditos da imagem: Reprodução