Ideias sustentáveis

O Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba apresentou para autoridades de Roseira o funcionamento da oficina de Marcenaria do “Projeto Reinvente”

Um projeto é bom quando ele impacta positivamente o maior número de pessoas. E assim tem sido com os cursos e as oficinas do “Projeto Reinvente” – do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba.

As transformações sociais e sustentáveis que essa iniciativa vem trazendo para a população e para o município têm despertado o interesse de outras cidades em conhecer as atividades do “Reinvente”.

Na manhã dessa segunda-feira, dia 1º de agosto, o prefeito de Roseira, Fernando Siqueira – acompanhado do seu vice, José Altair Rangel, entre outras autoridades –, esteve no Parque da Cidade, onde ocorrem as aulas da oficina de Marcenaria do ‘Projeto Reinvente’ para conhecer o projeto que transforma paletes de madeira em lixeiras decorativas e demais peças.

Fernando Siqueira e sua comitiva ficaram encantados com as atividades e, principalmente, como o resultado desse trabalho na organização, no auxílio da limpeza pública e na zeladoria da cidade. “Quero parabenizar a Prefeitura de Pindamonhangaba e o Fundo Social, em nome de sua presidente, doutora Cláudia Domingues, por esta iniciativa que não só embeleza a cidade, mas também contribui para o meio ambiente, evitando o descarte incorreto de materiais; e ainda gerando renda”, disse o prefeito de Roseira.

Ele agradeceu pela doação das 10 unidades de lixeiras que o Fundo Social de Pinda fez para o município de Roseira, acrescentando que: “com certeza, iremos implantar esse projeto em nossa cidade. Parabéns e muito obrigado!”.

Empresas do futuro serão aquelas que descobrirem como fazer com que as pessoas se comprometam e queiram aprender; desde o cargo mais baixo na hierarquia da empresa até a alta gerência

Peter Senge – Professor e escritor norte-americano

O prefeito Isael Domingues destacou a importância de repassar a outros municípios as boas práticas de gestão. “Eu acredito que cada vez mais essa network, essa relação entre prefeitos e prefeituras contribuirá para o crescimento das cidades e das regiões”, ressaltou. “Nós sabemos o quanto o ‘Projeto Reinvente’ vem impactando positivamente a vida da população e contribuindo para uma cidade mais sustentável, mais limpa e mais organizada, além de gerar renda para diversas famílias”.

Prestes a completar quatro anos de vida (implantado em agosto de 2018) o ‘Projeto Reinvente’ segue transformando a vida de centenas de famílias, com atividades socioculturais e capacitação profissional gratuita.

Ficamos muito felizes em poder contribuir para a transformação socioeconômica de muitas famílias. Nossos cursos e ações visam, sobretudo, à sociabilização; à geração de renda; o aumento da autoestima e o cuidado com o meio ambiente. A oficina de Marcenaria é apenas um exemplo do quanto boas ideias trazem resultados positivos e podem transformar uma sociedade”, finalizou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Vieira Domingues.

  • Jucélia Batista Economia: o custo unitário de cada lixeira seria de R$ 280, incluindo parafusos e demais materiais; com o projeto, o custo de cada unidade fica cerca de 30 reais
  • Jucélia Batista Oficinas: atualmente, Pinda possui 1500 lixeiras implantadas em diversas regiões da cidade
  • Jucélia Batista Instrutor da oficina de Marcenaria, professor César Fonseca (ao centro)