Igreja Matriz recebe visita de alunos da rede estadual
Na terça-feira (21), a Igreja Matriz acolheu na pessoa do pároco, Padre Kleber, 35 alunos da Escola de Ensino Integral, EE Dr. João Pedro Cardoso para uma visita monitorada, acoplada a um projeto de Itinerário Formativo do novo Ensino Médio no tocante a cultura e seus desdobramentos em nossa cidade e região. O projeto educacional contempla a visita a pontos de destaque no município. A visita foi organizada pelos professores: Cláudia Ribeiro e Rodrigo dos Santos, que ministram as disciplinas na área de humanidades.
Assim, em ato contínuo, após as palavras de acolhida do pároco, os alunos puderam conhecer detalhes da Igreja com o Frei Bruno, vigário paroquial. Outrossim, o roteiro destacou a historicidade e a teologia-pedagógica que se encontra nos meandros de nossa Matriz.
Para os professores Rodrigo e Cláudia, a visita proporcionou o encontro e a vivência das competências socioemocionais, bem como dos eixos estruturantes aos alunos, sobretudo a questão do respeito e da tolerância, já que o projeto avança a concepção de religiosidade, levando ao conhecimento e ao discernimento do ideal de “diferente” presente nas culturas religiosas. Num segundo momento, a reflexão sobre os detalhes da construção, da presença e do trabalho religioso do catolicismo em Pinda revelam o norteamento da cultura através do mesclado socio político-econômico e religioso que assevera a presença da Igreja católica na cultura Ocidental e vale paraibana. Por fim, a experiência transcendental, com a mística própria da ambiência religiosa, dispôs os alunos a um tratamento voltado a resiliência, ao autoconhecimento e a dinâmica do respeito, que marcam, no dizer dos professores, a linha formativa do Estado de São Paulo, ancorado na tríade – autonomia, solidariedade e competência.Na terça-feira (21), a Igreja Matriz acolheu na pessoa do pároco, Padre Kleber, 35 alunos da Escola de Ensino Integral, EE Dr. João Pedro Cardoso para uma visita monitorada, acoplada a um projeto de Itinerário Formativo do novo Ensino Médio no tocante a cultura e seus desdobramentos em nossa cidade e região. O projeto educacional contempla a visita a pontos de destaque no município. A visita foi organizada pelos professores: Cláudia Ribeiro e Rodrigo dos Santos, que ministram as disciplinas na área de humanidades.
Assim, em ato contínuo, após as palavras de acolhida do pároco, os alunos puderam conhecer detalhes da Igreja com o Frei Bruno, vigário paroquial. Outrossim, o roteiro destacou a historicidade e a teologia-pedagógica que se encontra nos meandros de nossa Matriz.
Para os professores Rodrigo e Cláudia, a visita proporcionou o encontro e a vivência das competências socioemocionais, bem como dos eixos estruturantes aos alunos, sobretudo a questão do respeito e da tolerância, já que o projeto avança a concepção de religiosidade, levando ao conhecimento e ao discernimento do ideal de “diferente” presente nas culturas religiosas. Num segundo momento, a reflexão sobre os detalhes da construção, da presença e do trabalho religioso do catolicismo em Pinda revelam o norteamento da cultura através do mesclado socio político-econômico e religioso que assevera a presença da Igreja católica na cultura Ocidental e vale paraibana. Por fim, a experiência transcendental, com a mística própria da ambiência religiosa, dispôs os alunos a um tratamento voltado a resiliência, ao autoconhecimento e a dinâmica do respeito, que marcam, no dizer dos professores, a linha formativa do Estado de São Paulo, ancorado na tríade – autonomia, solidariedade e competência.