Editorial : ‘Inverno’ em pleno novembro

I nverno em novembro é isso mesmo? Não. Mas para muitos, a sensação é exatamente essa: que estamos atravessando o período gelado do inverno. Isso porque desde o dia 1º de novembro de 2022 – mais precisamente na virada do mês de outubro para o início de novembro –, as temperaturas tiveram uma queda brusca em diversas regiões do Brasil.

Para se ter uma ideia, algumas cidades da região Sul do Brasil, como São Joaquim (SC); e São José dos Ausentes (RS) as temperaturas mínimas estão por volta dos 5º graus. No primeiro município, a mais baixa registrada em novembro, desde 1961.

Segundo o Climatempo, este início de novembro gelado é uma situação inédita e histórica na América do Sul. O frio está batendo recorde de algumas décadas no Brasil.

No Vale do Paraíba, nossa região, desde a noite do dia 31 de outubro, última segunda-feira, uma frente fria trouxe queda nas temperaturas e chuvas intensas. Inclusive, a Defesa Civil emitiu diversos alertas para a possibilidade de ventos e chuvas fortes, além de descargas elétricas, principalmente no Litoral Norte.

As baixas temperaturas impediram que muitos trabalhadores aproveitassem o feriado do dia 2 de novembro (Dia de Finados) para dar aquela “esticadinha” até as praias do Litoral Norte de São Paulo.

Falando nisso, a Defesa Civil do Estado –, através do seu moderno sistema de monitoramento –, realiza frequentemente alertas de chuvas fortes; e, para os próximos dias informou que há previsão de ventos fortes e chuvas contínuas, seguidas de raios e granizo, com destaque na região do Vale do Paraíba.

Portanto, todo cuidado é importante; desde os mais simples como, agasalhar bem idosos, crianças e animais de estimação, quanto evitar locais com possibilidade de desabamentos, estradas mal sinalizadas; redes elétricas (em caso de ventos e chuvas intensas). Cuide-se e cuide de quem você ama!