Janeiro Branco, o que é e como se cuidar!

Você sabia que neste mês acontece uma Campanha de caráter nacional chamada Janeiro Branco? Esta é uma campanha iniciada em 2014, por um psicólogo mineiro, para chamar a atenção da população sobre sua saúde mental e emocional. Mas por que essa campanha acontece justamente em janeiro? Porque no início de um novo ano a maioria das pessoas tem novas motivações, criam novos planos, novos desejos, novos objetivos. Portanto, a campanha busca promover essa reflexão, a renovação de ações e pensamentos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que foram publicados em 2022, cerca de um bilhão de pessoas possuem algum tipo de transtorno mental, o que aumentou devido à pandemia da Covid-19. Transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, estresse, a cobrança social e pessoal, onde muitas vezes o ter é mais valorizado do que o ser, são alguns dos principais problemas. Portanto, não existe uma forma única de adoecimento mental nos cidadãos.

Vários são os sinais e os sintomas de que algo não está bem, como diminuição ou excesso de apetite, irritabilidade e tristeza sem motivo aparente, perda de concentração, episódios de esquecimento frequente, perda de interesse em atividades que sempre gostou, dentre outros, estão entre os mais comuns.

E após identificar isso, o que devemos fazer? Procurar ajuda profissional!! Devemos procurar os Médicos Psiquiatras e os Psicólogos, como profissionais de primeira necessidade, a fim de reduzir as chances de avanço ou agravo dos problemas emocionais.

Associado ao acompanhamento deste profissional, existem várias outras terapias que auxiliam na melhora do paciente. Outrora consideradas terapias alternativas, hoje as chamadas Terapias Complementares e as Práticas Integrativas, auxiliam no tratamento, alcançando o bem-estar físico e mental. Várias são essas práticas e algumas delas milenares, como a Acupuntura, Osteopatia, Yoga, Reiki, Terapia Floral, Massagem Relaxante, Terapia Ayurveda, Homeopatia, Musicoterapia e outras. Muitas dessas práticas fazem parte das PIC`S (Práticas Integrativas e Complementares), que são ofertadas pelo SUS. Tais práticas auxiliam na diminuição do uso de medicamentos, ou até a abolição deles, porém somente o Médico que acompanha o paciente, pode determinar isto.

Mas tem algumas medidas que podemos realizar para evitar que tais problemas se manifestem? Sim, para evitar o aparecimento destes transtornos e manter a saúde mental em dia, algumas dicas são valiosas, como praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, manter boa hidratação, ter sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, valorizar-se, estar em companhia de pessoas otimistas e que te façam sentir bem. Vá ao cinema, leia um bom livro, viaje, passeie…. E uma dica muito valiosa! Reduza seu tempo nas redes sociais, peneire o que verá, veja apenas aquilo que te faça bem e não se cobre, não compare sua vida com a de outras pessoas, pois nem tudo é o que parece!!

  • Imagem internet Vale a pena neste mês, avaliar tudo o que faz bem para nossa vida e cuidar de nossa saúde mental